Boa noite, Gustavo! Tudo bom?
Fenomenal sua pergunta! (Eu, algumas vezes, coloco alguma pergunta parecida com a sua em minhas provas srsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrs).
Vou tentar ser sucinto, mas não prometo, ok? rsrsrsrsrs
Bom, para alguns helmintos que parasitam os seres humanos, a resposta é sim! Mas para muitos deles a resposta é não! Então, depende da espécie de verme. Sendo assim, vou dar alguns exemplos mais concretos.
No caso do Ascaris lumbricoides (lombriga), a resposta é não. Mas por quê não? Quando a lombriga fêmea grávida faz a postura de seus ovos, ainda dentro do intestino, não há, dentro destes ovos, nenhuma larva formada. Estes ovos precisam sair juntamente com as fezes para alcançar o ambiente externo (o solo, as águas), e ainda não haverá se formado tal larva dentro de cada ovo. Somente no ambiente externo estes ovos encontrarão condições que poderão propiciar o desenvolvimento de uma larva dentro deles (uma larva apenas, por ovo)! Estou me referindo a condições como temperatura, umidade, sombreamento, pH etc. E digo mais: esta larva, depois de formada, ainda precisa sofrer algumas modificações ainda dentro do ovo para que possa se tornar infectante (larva de 3º estádio ou L3 infectante)! Isso leva alguns dias! Cerca de 21 dias! Compreende? Sendo assim, não há possibilidade de uma larva eclodir ainda dentro do hospedeiro infectado com Ascaris, já que a larva ainda nem se formou dentro do ovo!
No caso das tênias a coisa muda um pouco, especialmente em se tratando da Taenia solium! Algumas proglotes de T. solium podem se romper ainda no intestino da pessoa infectada, libertando milhares de ovos. Pode ocorrer um retro-peristaltismo, por exemplo, o que faz com que estes ovos retornem ao estômago. Se isso acontecer, o processo de digestão da "casca" do ovo (chamada embrióforo) se inicia. Então, o embrião da tênia (chamado oncosfera) pode eclodir e penetrar a mucosa intestinal do próprio indivíduo! E o pior: neste caso específico de auto-infecção, o indivíduo não estaria re-adquirindo a teníase; estaria adquirindo a cisticercose, doença potencialmente gravíssima!
A auto-infecção da forma como você perguntou, também é muito frequente nas infecções por Enterobius vermicularis (o famoso oxiúros)! Alguns ovos deste verme podem ficar aderidos à região perianal da pessoa infectada e, ali mesmo, as larvas infectantes se formam dentro dos ovos, em "pouco" tempo (também uma larva por ovo).
Também ocorre auto-infecção na estrongiloidíase, doença causada pelo minúsculo verme Strongyloides stercoralis. Isso pode ser muito perigoso, especialmente em pacientes imunocomprometidos.
Na esquistossomose (xistose) a auto-infecção não ocorre! Aliás, lembre-se que o verme causador da xistose, o Schistosoma mansoni, não vive exatamente no intestino grosso e nem no delgado. Ele tem como habitat os vasos do sistema porta-hepático, especialmente as veias mesentéricas. Mas os ovos que a fêmea põe podem sim alcançar a luz intestinal e sair com as fezes. Porém, a larva que este ovo carrega (chamada miracídio), não é capaz de eclodir no intestino, e nem de penetrar a pele ou a mucosa humana. Portanto, o miracídio não provoca infecção no homem. Ele só consegue penetrar os moluscos (caramujos) do gênero Biomphalaria, seus hospedeiros intermediários, ok?
Bom, me desculpe por formular uma resposta que acabou ficando grande, mas espero que eu tenha ajudado de alguma forma, ok?
Grande abraço!!