Vias metabolicas

como uma dieta rica em proteina,e pobre em carboidratos e lipideos pode levar a um emagrecimento na fase inicial?

Tania Maria
Tania
perguntou há 4 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Com a redução da ingesta de carboidratos e lipídeos, o organismo passa a utilizar suas reservas energéticas (em forma de tecido adiposo e glicogênio).
Mesmo com a gliconeogênese a partir das proteínas ingeridas, a maior parte da energia utilizada vem das próprias moléculas endógenas.
Essa dieta, porém, não pode ocorrer por muito tempo, uma vez que a gliconeogênese pode sobrecarregar o fígado.
Professor Achiles G. Momesso
Respondeu há 4 meses
Boa noite Tania,

Para as células conseguirem energia, existe uma "preferência metabólica" por carboidratos (açucares, no geral) e lipídeos (gorduras, que servem de reserva de energia). Na carência de carboidratos e lipídeos na alimentação, o organismo passa a utilizar as reservas energéticas (gorduras) do corpo. Com a escassez das reservas de energia, o organismo passará a utiliza a metabolização das proteínas para obtenção de energia.
A privação do corpo de nutrientes (como os carboidratos e lipídeos) podem levar a uma carência destas substâncias e riscos á saúde.

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa