Foto de Amanda S.
Amanda há 2 anos
Enviada pelo
Site

Alguem pode me ajudar nessa questão.!!!!!!!!!!

Considere f (x) = a^x , em que a base a é um número real tal que a > 0 e a  ̸= 1. Vamos analisar o que ocorre nos casos a > 1 e 0 < a < 1 quando x → +∞ e quando x → −∞, respectivamente. Escolha um valor a > 1 para a base da função exponencial e preencha as tabelas a seguir. Por exemplo, f (x) = 2 x.

A medida que x → +∞, o que está acontecendo com f (x)? O que podemos dizer sobre lim x→+∞ a^x neste caso?

E à medida que x → −∞? O que podemos dizer sobre lim x→−∞ a^x neste caso?

Cálculo Cálculo I Limites
2 respostas
Professor Gustavo A.
Respondeu há 2 anos
Contatar Gustavo

A medida que que e , cresce cada vez mais, então podemos dizer que . Por outro lado, quando , x só assume números negativos, então ; pelo valor de sempre crescer, o seu inverso sempre irá diminuir para um numero extremamente pequeno, o que nos confere a ideia de que .

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Eduardo C.
Respondeu há 2 anos
Contatar Eduardo

Neste contexto nós temos quatro casos diferentes:

  • O primeiro é e , neste caso a função tende ao infinito. Isto acontece pois a multiplicação de uma base que é maior que um por ela mesma sempre gera um valor maior. Por isso podemos dizer que quando , temos que . Você também pode visualizar isso substituindo a por um valor numérico, como por exemplo . Neste contexto nós temos que    .
  • O segundo caso é quando  e , neste caso a função tende à zero. Isto acontece pois a multiplicação de uma base que é positiva e menor que um por ela mesma sempre gera um valor menor. Por isso podemos dizer que quando , temos que . Você também pode visualizar isso substituindo por um valor numérico, como , que gera a sequência . Neste contexto nós temos que    .
  • O terceiro caso é quando  e , neste caso a função  apresenta um comportamento similar ao do primeiro caso. Isso acontece por que quando o expoente é negativo o resultado se torna 1 dividido pela base elevada ao valor absoluto do expoente. Podemos esclarecer isso através do exemplo e , que gera . Na nossa sequência deste caso temos que . Quando esta sequência se torna . Neste contexto temos que .
  • O quarto caso é quando e . Neste caso a função apresenta um comportamento similar ao segundo caso. Isso novamente acontece pelo motivo de um expoente negativo fazer com que a função seja equivalente à divisão de 1 pelo valor da base elevado pelo valor absoluto do expoente. Podemos esclarecer isso através do exemplo e , onde . Na nossa sequência deste caso nós temos que . Quando esta sequência se torna . Neste contexto nós temos que .

Espero ter ajudado. Abraços

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar