Foto de Amanda S.
Amanda há 2 anos
Enviada pelo
Site

Alguem pode me ajudar nessa questão.!!!!!!!!!!

Considere f (x) = a^x , em que a base a é um número real tal que a > 0 e a  ̸= 1. Vamos analisar o que ocorre nos casos a > 1 e 0 < a < 1 quando x → +∞ e quando x → −∞, respectivamente. Escolha um valor a > 1 para a base da função exponencial e preencha as tabelas a seguir. Por exemplo, f (x) = 2 x.

A medida que x → +∞, o que está acontecendo com f (x)? O que podemos dizer sobre lim x→+∞ a^x neste caso?

E à medida que x → −∞? O que podemos dizer sobre lim x→−∞ a^x neste caso?

Professor Gustavo A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Gustavo

A medida que que e , cresce cada vez mais, então podemos dizer que . Por outro lado, quando , x só assume números negativos, então ; pelo valor de sempre crescer, o seu inverso sempre irá diminuir para um numero extremamente pequeno, o que nos confere a ideia de que .

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Eduardo C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Eduardo

Neste contexto nós temos quatro casos diferentes:

  • O primeiro é e , neste caso a função tende ao infinito. Isto acontece pois a multiplicação de uma base que é maior que um por ela mesma sempre gera um valor maior. Por isso podemos dizer que quando , temos que . Você também pode visualizar isso substituindo a por um valor numérico, como por exemplo . Neste contexto nós temos que    .
  • O segundo caso é quando  e , neste caso a função tende à zero. Isto acontece pois a multiplicação de uma base que é positiva e menor que um por ela mesma sempre gera um valor menor. Por isso podemos dizer que quando , temos que . Você também pode visualizar isso substituindo por um valor numérico, como , que gera a sequência . Neste contexto nós temos que    .
  • O terceiro caso é quando  e , neste caso a função  apresenta um comportamento similar ao do primeiro caso. Isso acontece por que quando o expoente é negativo o resultado se torna 1 dividido pela base elevada ao valor absoluto do expoente. Podemos esclarecer isso através do exemplo e , que gera . Na nossa sequência deste caso temos que . Quando esta sequência se torna . Neste contexto temos que .
  • O quarto caso é quando e . Neste caso a função apresenta um comportamento similar ao segundo caso. Isso novamente acontece pelo motivo de um expoente negativo fazer com que a função seja equivalente à divisão de 1 pelo valor da base elevado pelo valor absoluto do expoente. Podemos esclarecer isso através do exemplo e , onde . Na nossa sequência deste caso nós temos que . Quando esta sequência se torna . Neste contexto nós temos que .

Espero ter ajudado. Abraços

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor