Bom dia, Bruno.
O enunciado não está muito claro, mas pelo que entendi, você quer saber como derivar a função
F(x) = ln(1+3x²) / (1-x³)
Bom, para tanto, vamos utilizar duas regras:
Uma delas é a regra do quociente:
1) (f/g)' = (f'g-fg')/g²
A outra é a regra da cadeia:
2) [f(g(x)]' = f'[g(x)]*g'(x)
Se você não estiver familiarizado com a aplicação dessas regras e quiser aprender por conta própria, recomendo buscar no youtube, há vários vídeos de excelentes professores explicando esses conceitos. Caso ainda assim permaneçam dúvidas, acho que a melhor saída é contratar um professor particular, para identificar exatamente quais são as suas dificuldades e te ensinar de uma forma mais eficiente.
Dito isso, note que utilizando a regra (1), a nossa f será a função ln(1+3x²) e a g será (1-x³).
Agora, para escrevermos o lado direito da regra (1), vamos calcular cada um dos termos separadamente (com a prática você se tornará capaz de fazer isso mais rápido, sem quebrar em tantas etapas)
O primeiro termo a ser calculado é o f'. Aí que entra a regra (2). Note que a função f pode ser vista como a composição da função ln(x) com a função (1+3x²), ou em outras palavras, é como se substituíssemos o x da função ln(x) por (1+3x²). Aplicando a regra, temos que fazer a composição da derivada de ln(x) com a função (1+3x²) e multiplicar pela derivada de (1+3x²). Sabemos que a derivada de ln(x) é 1/x, então fazendo a composição com (1+3x²) temos 1/(1+3x²). A derivada de (1+3x²) é 6x (usando derivada de constante e regra do tombo). Portanto temos que a derivada de ln(1+3x²) é [1/(1+3x²)] * 6x => f'(x)=6x/(1+3x²).
Temos que calcular também a função g'. Essa é mais fácil e pode ser obtida também pela derivada de constante e regra do tombo. g'(x)= -3x².
Portanto:
f'g = [6x/(1+3x²)]*(1-x³)
fg' = ln(1+3x²)*(-3x²)
g² = (1-x³)²
Finalmente:
F'(x) = (f'g-fg')/g² = {[6x/(1+3x²)]*(1-x³) + ln(1+3x²)*3x²} / (1-x³)² = 3x * [2(1-x³)/(1+3x²) + x*ln(1+3x²)] / (1-x³)²
Acho que a resposta ficou bastante longa, mas é por que tentei explicar bem todas as passagens. Espero que tenha sido claro.
Atenciosamente,
Bruno Lucatto