Um professor aplicou um teste de Matemática nas suas duas turmas EAD. As notas obtidas pelos alunos são dadas a seguir: Turma A 40 48 62 77 30 55 62 15 75 40 95 81 50 74 67 64 58 70 87 85 47 51 61 87 63 75 83 35 28 45 65 75 64 48 80 87 76 20 19 56 Turma B: 90 3 87 76 60 57 88 37 20 22 84 31 78 42 98 65 12 24 40 31 75 87 18 24 60 32 52 55 59 69 82 79 85 88 70 63 93 75 86 98
(A) Em cada turma, divida os alunos em cinco categorias de aproveitamento — péssimo, fraco, regular, bom e ótimo —, estabelecendo os limites de cada uma. A seguir faça uma tabela de frequência (fa fr P, facu)
(B) Utilizando apenas os dados agrupados, responda: - Qual a turma aproveitou melhor aproveitamento? - Qual a turma apresentou desempenho mais regular?
(C) Calcule a média, moda, media
(D) Construa um histograma
Vamos resolver o problema passo a passo para cada uma das turmas:
Para dividir os alunos em cinco categorias de aproveitamento, podemos usar a seguinte definição, onde cada categoria tem um intervalo de 20 pontos:
Notas: 40, 48, 62, 77, 30, 55, 62, 15, 75, 40, 95, 81, 50, 74, 67, 64, 58, 70, 87, 85, 47, 51, 61, 87, 63, 75, 83, 35, 28, 45, 65, 75, 64, 48, 80, 87, 76, 20, 19, 56
Vamos construir a tabela de frequência:
Categoria | Limites | Frequência (f) | Frequência Relativa (fr) | Frequência Acumulada (fa) | Frequência Relativa Acumulada (fac) |
---|---|---|---|---|---|
Péssimo | 0-19 | 2 | 2/40 = 0,05 | 2 | 0,05 |
Fraco | 20-39 | 6 | 6/40 = 0,15 | 8 | 0,20 |
Regular | 40-59 | 10 | 10/40 = 0,25 | 18 | 0,45 |
Bom | 60-79 | 13 | 13/40 = 0,325 | 31 | 0,775 |
Ótimo | 80-100 | 9 | 9/40 = 0,225 | 40 | 1,00 |
Notas: 90, 3, 87, 76, 60, 57, 88, 37, 20, 22, 84, 31, 78, 42, 98, 65, 12, 24, 40, 31, 75, 87, 18, 24, 60, 32, 52, 55, 59, 69, 82, 79, 85, 88, 70, 63, 93, 75, 86, 98
Vamos construir a tabela de frequência:
Categoria | Limites | Frequência (f) | Frequência Relativa (fr) | Frequência Acumulada (fa) | Frequência Relativa Acumulada (fac) |
---|---|---|---|---|---|
Péssimo | 0-19 | 4 | 4/40 = 0,10 | 4 | 0,10 |
Fraco | 20-39 | 8 | 8/40 = 0,20 | 12 | 0,30 |
Regular | 40-59 | 7 | 7/40 = 0,175 | 19 | 0,475 |
Bom | 60-79 | 12 | 12/40 = 0,30 | 31 | 0,775 |
Ótimo | 80-100 | 9 | 9/40 = 0,225 | 40 | 1,00 |
Para determinar qual turma teve melhor aproveitamento e qual apresentou desempenho mais regular, analisamos as frequências relativas e acumuladas, bem como a distribuição das categorias.
Melhor Aproveitamento:
Desempenho Mais Regular:
Vamos calcular essas estatísticas para ambas as turmas.
Notas: 40, 48, 62, 77, 30, 55, 62, 15, 75, 40, 95, 81, 50, 74, 67, 64, 58, 70, 87, 85, 47, 51, 61, 87, 63, 75, 83, 35, 28, 45, 65, 75, 64, 48, 80, 87, 76, 20, 19, 56
Me?dia=?NotasN=246540=61,625\text{Média} = \frac{\sum \text{Notas}}{N} = \frac{2465}{40} = 61,625
Moda:
Mediana:
Notas: 90, 3, 87, 76, 60, 57, 88, 37, 20, 22, 84, 31, 78, 42, 98, 65, 12, 24, 40, 31, 75, 87, 18, 24, 60, 32, 52, 55, 59, 69, 82, 79, 85, 88, 70, 63, 93, 75, 86, 98
Me?dia=?NotasN=256640=64,15\text{Média} = \frac{\sum \text{Notas}}{N} = \frac{2566}{40} = 64,15
Moda:
Mediana:
Vamos construir um histograma para cada turma. Como não posso gerar gráficos diretamente aqui, vou descrever como seria feito:
Péssimo | ## (2)
Fraco | ###### (6)
Regular | ########## (10)
Bom | ############# (13)
Ótimo | ######### (9)
Péssimo | #### (4)
Fraco | ######## (8)
Regular | ####### (7)
Bom | ############# (12)
Ótimo | ######### (9)