Às 15 horas, um navio A está a 130 km a leste de um navio B. O navio A move-se para oeste a 20 km/h e o navio B move-se para o sul a 30 km/h.
A que horas a distância entre eles será mínima?
Qual é a distância mínima entre eles?
A distância mínima ocorrerá às 17h e será 108km. A solução é encontrada basicamente criando uma função "F" pelo tempo "t" que represente a distância entre os dois navios. Essa função será encontrada calculando a hipotenusa do triângulo retângulo formato pelos trajetos dos navios. Após ter a função "F", basta derivar e igualar a zero para achar o ponto de mínimo desta função. Após isso você achará em quanto tempo os navios estarão a uma distância mínima (2 horas). Com esse valor, você substitui na função original e depois acha a raiz desta resposta.
Olá, Jessica. Esse problema é bem interessante porque na verdade seria possível resolvê-lo sem cálculo! Se você analisar a situação no referencial de um dos navios, digamos A, por exemplo, ele próprio está parado, enquanto B se movimenta em linha reta com uma velocidade relativa que você pode descobrir compondo vetorialmente as duas velocidades: . Com isso, vira um simples problema de geometria. Eu encorajo que você tente fazer dessa forma.
Mas como se trata de um exercício da matéria de cálculo 1, eu imagino que o autor dessa questão queira que você faça utilizando os métodos de cálculo, e é assim que eu vou fazer para você. Orientando nossos eixos cartesianos de forma que o eixo cresça para leste,
cresça para norte, e com origem na posição inicial do navio B, as equações de movimento de cada navio são:
,
,
,
,
onde nossas unidades são e
. Portanto, a distância ao quadrado entre os dois navios é:
.
Ora, o mínimo da distância corresponde também ao mínimo de
, então vamos derivar essa expressão em relação ao tempo
e igualar a zero:
Vemos então que a posição mínima vai ocorrer após do começo do movimento, ou seja, às
horas. Com relação à distância mínima, basta substituirmos
na expressão para
: