Prezado Professor, Meu caso, se deseja aceitar, é prever um número consecutivo ( ? )conforme mostra na tabela abaixo correspondente ao tempo ( -2 ), com a máxima assertividade e precisão possível a uma sequência de números F(x)aleatórios anteriores numa ordem temporal discreta. Tipo: X tempo -9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 F(x) 3 7 12 9 4 6 5 ? evento1 evento2 evento3 evento4 evento5 evento6 evento7 evento8 1- Para tanto, gostaria de começar por gerar um polinômio por interpolação de Newton, não sei se seria o melhor ou o mais fiel ? Prefiro esse. Ou pelo método dos mínimos quadrados por aproximação polinomial. Ou algo melhor. 2- Quanto maior o grau do polinômio, neste caso poderia ser de grau 6 tenho 7 eventos, tanto mais assertivo e preciso será o resultado ? 3- Existe algum software no mercado que gera esse polinômio por Newton automaticamente ou teria-se que fazer um programinha para produzí-lo tipo no Scilab ou Mathcad ? Depois a minha ideia para calcular o próximo valor, ou resultado seria substituir o ( -2) no polinômio, que já não estaria tão correto, e pegaria esse valor e subtrairia do polinômio com o valor -3, ou seja: Pn(-2) – Pn(-3) = resultado Isto geraria um erro correto ? Como calculá-lo ? Seria possível desenvolver essa solução por uma série de Taylor onde poderia ser mais assertivo ? Aliás o que seria mesmo centra um valor para série de Taylor ? Obrigado, Pagarei através dos meios indicados. Nome: Eduardo Perrella Poderia responder também no meu email particular, por gentileza. perrellaeduardo8@gmail.com
Olá, Eduardo!
Se pretendes pagar para que a sua tarefa seja executada, o ideal é criar uma nova "Tarefa" no Profes, onde vai poder estabelecer valor e prazo para que ela seja realizada. Com isso, alguém vai aparecer para resolver para ti.
Agora se tem somente uma dúvida, o canal é este.
Se você tem uma sequência de observações indexadas no tempo, eu sugiro estudar e ver modelos de séries temporais para esse caso (seja para cumprir o objetivo de fazer previsão, seja para interpretar o fenômeno). Todavia, se o número de observações que dispõe é somente esse, talvez uma saída seja adotar um modelo dinâmico Bayesiano. Se necessitar de referências, eu posso te indicar.
Por fim, sobre a tentativa de fazer interpolação, eu particularmente não gosto muito desse caminho (em que pese algumas áreas utilizarem largamente os polinômios interpoladores). Particularmente, eu acho que o modelo fica empobrecido e não se consegue "captar" certos aspectos da aleatoriedade do evento, uma vez que se "força" que a curva interpoladora passe exatamente "por cima" de cada ponto. Isso tem "tons" determinísticos, na minha concepção. Mas isso é só uma opinião minha e, é claro, isso tudo depende, obviamente, da natureza dos dados ou do fenômeno que tu estás interessado em modelar. Cada caso é um caso; cada dado possui sua particularidade. Não existe "o melhor" modelo ou "a melhor" abordagem; o que existe é a abordagem mais adequada ou mais eficiente, de acordo com o grau de satisfatoriedade que se precisa e dos recursos que se dispõe.
Espero ter ajudado.