Boa noite! Gostaria de tirar um dúvida sobre cavaquinho. No acorde mais comum de B7, na segunda casa, o acorde fica com as notas F#, A, D# e F#, sem o 1° grau, pode isso ?
Oi, Carlos. Pode sim. Os acordes maiores com sétima fazem a função que chamamos na música de dominante. As notas indispensáveis nesse tipo de acorde são a terça e a sétima. A fundamental ou a quinta podem ser omitidas sem descaracterizar o acorde. No cavaquinho isso é ainda mais comum, já que muitas vezes haverá um violão ou outro instrumento tocando a fundamental no registro grave.
Bom dia, Carlos. Isso vai acontecer com muita frequência no Cavaquinho, pois ele, além de ter apenas 4 cordas, fato esse que fará surgir muito a necessidade de omitir alguma nota do acorde, geralmente a Tônica e 5ª, não é um instrumento de notas graves que possa gerar algum impacto mesmo sendo tocado sozinho. Diferente do violão, no caso das notas graves, ou seja, do baixo.
Obs.: Infelizmente até mesmo no violão essa omissão de notas tem que acontecer às vezes.
Sim! Não é algo que enfraquece o acorde, esse tipo de pensamento não se aplica ao cavaquinho quando se refere a omitir a tônica, na minha opinião. Como tem só 4 cordas, é natural que algumas sejam omitidas às vezes. Evite remover a terça e a sétima quando for montar um acorde. A tônica e a quinta você pode tirar sem receio. Essa maneira de montar o B7 é a mais comum, mas não desista de achar outras combinações e ter alternativas sonoras.
Não é o ideal. O dobramento da quinta - no caso, o fá# - não é aconselhável por "enfraquecer" sonoramente o acorde, mas é muito comum no cavaquinho.