Duas companhias áreas, Latam e a Avianca, disputam uma feroz concorrência nas rotas Brasil – México e Brasil – Paris. As rotas são voadas exclusivamente por essas Cia. aéreas, que cobram os seguintes preços por passagem:
Rota 1: Brasil ? México = R$ 1.000;
Rota 2: Brasil ? Paris = R$ 1.800.
As Cia. aéreas pagam uma com comissão de 15% sobre o preço de todas as passagens para as agências que negociam seus voos, sendo vendido pelas agências todas as suas passagens, gerando uma despesa variável para as companhias.
As Cia. aéreas têm a seguinte estrutura de custos:
Cia. Aéreas |
Custo Variáveis |
Custos Fixos/mês |
Vendas/Semana |
Latam |
R$ 20/bilhete |
R$ 10.000 |
Rota 1 = 15 bilhetes Rota 2 = 10 bilhetes |
Avianca |
R$ 15/bilhete |
R$ 5.000 |
Rota 1 = 20 bilhetes Rota 2 = 08 bilhetes |
Para a rota 1 da Avianca, além dos custos variáveis, incorre em R$ 6 por bilhete referente a despesas variáveis. A Latam paga ainda aos seus funcionários 2% de comissão sobre o preço das vendas realizadas pela empresa da rota 2. O critério de rateio em relação aos custos fixos será considerado a taxa de rateio com base na quantidade de bilhetes vendidos em cada Cia, para que o custo fixo seja rateado para cada rota de viagem.
Pede-se (considere cada questão separadamente):
a)Comparando as empresas, determine quais rotas são mais rentáveis para cada uma das Cia. Apure o Custo Total de cada rota e encontre por meio do Resultado Operacional (elabore a DRE de cada rota) as rotas mais rentáveis
.b) Qual o ponto de equilíbrio em quantidade e em receita para cada rota das Cia. aéreas?
c) Considerando que o custo de oportunidade da a Rota 1 é de 2.000,00 e da Rota 2 é de R$ 3.200,00. Qual Cia. Aérea apresenta o melhor retorno econômico.
Faça o cálculo do ponto de equilíbrio econômico em quantidade e em receita para cada rota das Cia. aéreas?
d) Qual empresa está em melhor situação sob a ótica do ponto de equilíbrio contábil e econômico? Justifique por escrito e com cálculos.
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Maria Fernada!
Isso é uma tarefa?
Se desejar consulte direto com quem possa auxiliar a execução dela ou poste no site.
No site tem a referência dos professores aqui. Contate diretamente. Posso ajudar e outros podem, também.
Bons estudos, boas escolhas.
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Maria Fernanda , Bom Dia !
Isso não se trata de uma dúvida e sim , de uma tarefa a ser realizada pelos profesores aqui presente .
Solicite uma aula ou resoluçãoi para que possamos ajuda - la .
At.
Essa questão não pode ser resolvida por aqui. É melhor que seja por uma aula. Caso precise é só chamar: 31994235595.
Um aluno me pediu pra responder e depois desistiu, cheguei a responder a alternativa A: segue:
LATAM – Rota 1 Receita Total=60.000,00 (-) Custos variáveis = 1.200 (-) Desp. Variáveis = 9.000 Subtotal = 49.800 (-) Custos Fixos: 10.000 Resultado Operacional =R$ 39.800,00 (Lucro)
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LATAM – Rota 2 Receita Total=72.000,00 (-) Custos variáveis = 800 (-) Desp. Variáveis = 10.800 Subtotal = 60.400 (-) Custos Fixos: 10.000 Resultado Operacional =R$ 50.400,00 (Lucro)
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AVIANCA – Rota 1 Receita Total=80.000,00 (-) Custos variáveis = 1.200 (-) Desp. Variáveis = 12.000 Subtotal = 66.800,00 (-) Custos Fixos: 5.000 Resultado Operacional =R$ 61.800,00 (Lucro) |
AVIANCA – Rota 2 Receita Total=57.600,00 (-) Custos variáveis = 480 (-) Desp. Variáveis = 8.640 Subtotal = 48.480 (-) Custos Fixos: 5.000 Resultado Operacional =R$ 43.480,00 (Lucro)
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Para a Latam a rota mais rentável é a Rota 2 Brasil ?Paris
Para a Avianca a rota mais rentável é a Rota 1 Brasil ?México
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