Caro Miguel,
Somente com os elementos apresentados não se pode concluir as afirmativas acima, pois:
- para avaliar o efeito do estoque final nas variáveis há a necessidade de confirmar se não tivemos compras adicionais no período (se o exercício confirmar que não ocorreram compras no período, ok);
- lucro maior ou menor: lucro bruto? Qual lucro? Qual a variação do volume e margem de vendas? As afirmativas estão imprecisas e só com as informações prestadas não é possível chegar a conclusão alguma.
Mas enfim, trabalhando com as informações existentes e assumindo algumas premissas, a grosso modo podemos sugerir que:
- se não ocorreram compras no período, estoques menores significam que os produtos já existentes foram consumidos durante as vendas do período. Logo, redução no estoque significa aumento no CPV do período;
- se há aumento no CPV, podemos inferir que ocorreu aumento no volume de vendas, consequentemente aumento na receita de vendas. Se mantida a mesma margem de rentabilidade, o LUCRO BRUTO aumentaria em termos absolutos.
Enfim, sugiro que o enunciado seja revisto com o docente que propôs a atividade, pois possui uma série de imprecisões e afirmações equivocadas. Fico à disposição para ajudar a contatar o formulador da questão ou quem a propôs, pois há um certo grau de imperícia em propor uma questão dessa aos alunos.
Abraços!