indique a alternativa correta quanto aos aspectos contábeis do imposto aduaneiro (Imposto de Importação – II):
a. O imposto de importação (II) não aparece em rubrica na DRE, uma vez que é tributo recuperável, e de acordo com as normas contábeis deve ser contabilizados no Ativo.
b. O imposto de importação (II) deve aparecer em rubrica específica na DRE, junto dos demais tributos indiretos sobre o consumo (IPI, ICMS, PISCOFINS), motivo pelo qual a DRE apresentada no exercício está equivocada, por não ter deduzido da receita bruta a despesas com o Imposto de Importação II.
c. O imposto de importação (II) não aparece em rubrica específica na DRE, mas sim contabilizado juntamente com os valores do CPV ou CMV, uma vez que por serem tributos não-recuperáveis, de acordo com as normas contábeis, devem ser contabilizados como custo dos estoques das mercadorias ou insumos adquiridos,que são paulatinamente baixados do ativo para o resultado, conforme as vendas são efetuadas.
d. O imposto de importação (II) não aparece em nenhuma rubrica na DRE, uma vez que é um tributo que não compõe os custos e as despesas da empresa, por ser um tributo que é recolhido pela empresa na qualidade de responsável tributário e não na qualidade de contribuinte.
Realmente, a letra C é a correta, pois "o imposto de importação (II) não aparece em rubrica específica na DRE, mas sim contabilizado juntamente com os valores do CPV ou CMV, uma vez que por serem tributos não-recuperáveis, de acordo com as normas contábeis, devem ser contabilizados como custo dos estoques das mercadorias ou insumos adquiridos,que são paulatinamente baixados do ativo para o resultado, conforme as vendas são efetuadas."
Normalmente impostos recuperáveis são o ICMS, IPI, PIS e COFINS, e todos eles são demonstrados na DRE, quando necessário, e conforme o tipo de empresa.