Preciso realizar uma venda de imobilizado entre empresas do mesmo grupo, porém entidades legais diferentes, e um item que já está totalmente depreciado. Pergunta: qual seria a melhor orientação de preço na NF do ponto de vista fiscal/contábil para trânsito desses materiais visto que eles estão com saldo residual zerado? Do ponto de vista tributário, a indicação é que o preço praticado seja o mais próximo do preço que essa máquina valeria no mercado, mesmo usada e totalmente depreciada ela tem um valor de mercado, e não deveríamos utilizar um preço irrisório e ou simbólico, pois apesar de não termos tributação de ICMS e Pis/Cofins nessa venda, há tributação na receita obtida e o fisco pode entender que estamos omitindo receita na empresa vendedora. Porém do ponto de vista contábil geraríamos um ganho no resultado, qual a melhor solução a ser realizada e efeitos contábeis para corrigir o possível efeito gerado nessa venda ?
Prezados aluno
Do ponto de Vista fiscal ehelhor com valor de nota irrisorio Jah que o valor de livros esta zerado Tambem em termos de icms icms.
Se colocar valor Vai ter incidencia de ir ganho de capital ja que esta zerado incide tambem Icms na nota creditando pelo CiAP na compradora
Agora se avendedora esta com prejuizo e vc precisa aumentar resultados talvez eh interessante ter lucro vebda imobilizado
Bom dia !
Para fins de contabilizacao , essa venda registra se como outras receitas , pois naonfaz parte da atividade fim da empresa .
Sobre a tributacao , so havera incidencia de IR caso essa venda ocasione lucro antes do IR (LAIR ).
Porem se a empresa tiver prejuizo acumulado , nao havera o recolhimento do imposto , pois ele podera ser compensado dependendo do regime de tributacao , de forma imediata ou ao longo do trimestre ou periodo .
Olá.
Bom Dia.
Sugiro consulta o documento abaixo:
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27
Ativo Imobilizado
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 16
À diposição.