Para responder sua dúvida, vamos analisar cada uma das opções:
A) Essa afirmação está correta. Fibras musculares do tipo II são conhecidas por sua capacidade de contração rápida e são prevalentes em atividades de alta intensidade e curta duração, como a corrida em velocidade de um velocista.
B) Essa afirmação está incorreta. Maratonistas geralmente têm uma maior abundância de fibras musculares tipo I, pois essas fibras são mais eficientes em atividades de longa duração e resistência, envolvendo um metabolismo aeróbico.
C) Essa afirmação está incorreta. Fibras musculares tipo I, utilizadas em processos aeróbicos, contêm mais mitocôndrias para suportar a respiração celular e a produção de energia eficiente ao longo do tempo.
D) Essa afirmação está incorreta. Fibras musculares tipo I, que são aeróbicas, têm um número maior de mitocôndrias, não menor.
E) Essa afirmação está incorreta. As fibras tipo II atuam principalmente em processos anaeróbicos devido à sua capacidade de contrair rapidamente e gerar energia rapidamente, mas de forma menos eficiente do que as fibras tipo I.
Portanto, a opção A é a alternativa correta, pois descreve corretamente a predominância de fibras musculares tipo II em atividades de alta intensidade e curta duração.
A resposta correta é A. Quando um velocista corre 200m, com velocidade aproximada de 36km/h, fibras musculares tipo II estão presentes em maior abundância em sua musculatura.
Explicação:
As outras alternativas estão incorretas porque: