Quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo, temos as delimitações dos dias. Esse movimento é conhecido como rotação. Quando a Terra gira em torno do sou, temos a definição das estações e do ano em si. Esse movimento é conhecido como translação.
A Terra girar em torno do Sol é uma expressão comum que denota translação da Terra em torno do Sol. Mas é portante frisar que o Sol possui o movimento de rotação, então se estivermos vendo uma mancha solar se movendo em sua fotosfera isso não é translação e sim rotação do Sol. Apesar do Sol ter uma rotação diferencial, mais rápida no equador solar do que nós pólos solares, ainda assim apenas uma rotação. Essa rotação diferencial é devido ao fato de o nosso Sol não ser sólido,
Movimento de Rotação
É o movimento que a Terra faz em volta de seu próprio eixo. É um movimento feito no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste. Por isso, o Sol parece nascer no leste e se pôr no oeste (esta posição varia no decorrer do ano, por isso não é uma posição fixa). O movimento completo tem a duração de 23 horas e 56 minutos.
Graças ao movimento de rotação, existe o dia e a noite. Enquanto a superfície de metade do nosso planeta fica voltada para o Sol temos o dia nesta parte (com presença da luz solar). Já a noite ocorre quando a outra parte do planeta não recebe a luz solar, ficando no escuro.
Movimento de Translação
É o movimento que o Planeta Terra faz ao redor do Sol. Chamado de órbita terrestre, este movimento é elíptico (forma de elipse). A translação completa tem a duração de 365 dias, 5 horas e, aproximadamente, 48 minutos. Chamamos de ano a volta completa que nosso planeta dá ao redor do Sol. A velocidade da Terra neste movimento é de 107 mil quilômetros por hora.