Olá Gabriele.
O que você apresentou não é uma dúvida é um Trabalho/Artigo. Fazê-lo não vai enriquecer seu conhecimento sobre o tema.
Vou te fornecer alguns conceitos e você pode desenvolver. Se precisar de apoio adicional, seria ideal uma aula. Pode escrever para marcosfatt @ yahoo .com . br para combinarmos.
1.
- Segundo Beckhard (1972): “cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação de relacionamento típicos de uma determinada organização”.
- Já Ferraro (1994), apresentou uma das mais recentes e simples definições, dizendo que cultura que significa “tudo que as pessoas têm, pensam e fazem como membros da sociedade”
2. O ideal é você ajustar o texto à forma que você mesmo as encara e adequar a linguagem à que é passada em seu curso, ok?
A – Netflix
Um manifesto publicado por um dos fundadores da Netflix em 2009 retrata bem as bases da cultura organizacional da empresa. Intitulado “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”, o documento prega a importância de manter os processos e condutas flexíveis a fim de evitar gastos desnecessários advindos de controles excessivos. Tudo isso sem abrir mão da responsabilidade de cada funcionário sobre os seus próprios atos.
B – Starbucks
A Starbucks desenvolveu uma cultura organizacional baseada na sustentabilidade do meio ambiente e no bem-estar da comunidade. Essa postura da empresa é reflexo de sua missão: “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa de cada vez, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”. Algumas lojas costumam dar descontos para os clientes que reutilizarem o copo de café, além de promover ações que estimulem a consciência ambiental em seus clientes.
3. Designar “embaixadores” pode ser uma boa alternativa. Assumindo que não se conseguirá estar sempre por perto de quem atua em níveis mais afastados de sua empresa, vale identificar, nesses estratos, eventuais funcionários que se representem. Eles serão os responsáveis por disseminar — e repetir — a ideologia da empresa.
A mensagem deve ser sempre clara e para todos.Uma de suas principais preocupações como gestor “é deixar claro, desde o princípio, qual é a missão e a visão de futuro da empresa e ter isso muito bem alinhado aos nossos valores. Isso tudo junto é a nossa cultura”. Nesse sentido, o grande desafio é alinhar as pessoas de todos os níveis da organização, realmente envolvendo-as nos objetivos e com a clareza necessária para o entendimento.
Para outros, a prioridade zero deve ser a clareza nas mensagens transmitidas. Por exemplo, você pode estampar a missão e a visão da sua empresa — ou frases que expressem seus valores — em um local que seja visível para todos.
4. Freitas (2010) define rituais, ritos e cerimônias como atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional.
Boas atividades!