Possuo uma planilha com a Tabela 1, que contém o pedido, código do produto e data com a previsão de entrega.
Em outra planilha possuo a tabela 2, que contém o pedido, código do produto e data com a emissão da NF.
Quero trazer através de fórmula para a tabela 1 uma coluna que puxa a data de emissão da NF da tabela 2, caso os números de pedido e código baterem.
Olá, Renato!!
Então, há, basicamente falando, 3 possibilidades que enchergo a saber: A 1ª, seria o uso de VBA, porém, conforme vc já deixou bem claro na sua dúvida, deverá ser em excel, loso esta hipótese, está descaratada; A 2ª, seria o uso de fórmulas matriciais, porém, a utilização de tais recursos oneram muito o cálculo da planilha, logo, dependendo da quantidade de fórmulas que vc queira inserir, isso vai depreciar o desembenho de seu arquibo; A 3ª e a última é o suo de 2 'CONT.SE' dentro de uma função 'E', que por sua vez, estarão dentro de um 'SE'. Imaginemos a seguinte situação:
Nas células 'A1' e 'B1' o Produto e o códido dele, e queira inserir a função na célula 'C1' para retornar da 'Planilha2' a 3ª coluna, por exemplo, é só fazer assim: =SE(E(CONT.SE(Planilha2!A:A;A1)=1;CONT.SE(Planilha2!B:B;B1)=1);PROCV(B1;Planilha2!B:X;3;0);"-"). Ou seja, se ambos os cont.se retornarem 1, então significa que o código e o produto existem, logo, aplique o procv em seguida... Simples assim!!
Vc pode estar se perguntando, porque não se utilizar de 2 'PROCV' no teste lógico do 'SE' não é mesmo?! Pois é, pode-se fazer, pode, porém, além de 2 PROCVs, vc terá de incluir também mais 2 'SEERROs' uma vez que, caso não encontre ele, o PROCV, lhe retornará erro, já isso, não acontece com o CONT.SE, pois, se não achar, ele lhe retornará ZERO, '0', ou seja, não encontrado!!
Em resumo: A fórmula fica menos complexa ou mais resumida, aplicando desta forma.
Teria ainda uma 4ª forma, que seria o uso de chaves, ou seja, vc, concatenaria as colunas cód e o nº da nota fiscal em uma coluna auxiliar na Planilha2 e daí faria um procv na Planilha1 através desta chave e se não encontrar, aplicaria alguma outra ação por meio da função do SEERO. Acredito que essa prática deva ser sumariamente abolida, em rarissímas situações ela é ainda a mais ser indicada, devido ao fato de pesar mais as sua plans e lhe dificultar a manutenção/atualização no dia a dia, já que, mais uma coisa em que vc terá de observar se o cálculo da Planilha2 está até a última linha e etc. Fica a dica!!
Caso tenha entendido errado o seu questionamento, por gentileza, não hesite em entrar em contato comigo por meio do zap: 21959019554.
Até mais