Olá, Carlos Daniel!
Obrigado por procurar o Profes!
"Design Thinking é uma abordagem utilizada para organizar o processo criativo e gerar soluções eficientes para a empresa."
Tem sido um termo bastante abordado no meio empresarial, porque lida com coletividade e interatividade na tomada de decisões.
Esses dois links devem ajudar:
Atenciosamente,
Profe César
De forma resumida é uma proposta feita, a partir de um método que foi desenvolvido, para levar a forma de pensar do designer profissional para o leigo. Ou seja, qualquer pessoa pode pensar (e fazer) como um desinger, de forma simples e eficiente, utilizando esse método (pelo menos é a proposta).
Design thinking é o termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. Não se trata de um método específico, mas sim de uma forma de abordagem. Em outras palavras, o design thinking não traz uma fórmula específica para sua implantação. Em vez disso, ele cria as condições necessárias para maximizar a geração de insights e a aplicação prática deles. A ideia é que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes. Suas aplicações são variadas. Nas empresas, é comum utilizar a abordagem para encontrar soluções para os mais diversos problemas, independentemente de sua natureza ou magnitude. A partir das diferentes perspectivas já citadas, é possível alcançar um entendimento mais completo do problema. Outra forma bem comum de utilizar o desing thinking é na elaboração de novos produtos e serviços. A partir da reunião de talentos multidisciplinares, ou seja, representantes de todas as áreas da empresa, é possível agregar valor ao item em todos os quesitos, aumentando as chances de sucesso.
Olá, Daniel!
Design Think é uma ferramenta aplicada em projetos de inovação, e atividades que utilizem metodologias ágeis.
A metodologia consiste em aplicar, de forma colaborativa com os agentes que atuam no processo, dispositivos de crítica e criação, para que a solução do problema tenha o máximo possível de ideias.
O Design Think, não por regra, é composto de 4 principais etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Há profissionais, ou situações que exigem outras fases.
Imersão
É a etapa em que os agentes envolvidos concebem o problema ou o desafio. É o momento em que criam empatia com o negócio, e reunem o máximo de informações possíveis, que servirão de base para a tomada de decisão. Outras ferramentas podem ser utilizadas para esse processo, como, por exemplo, a análise de SWOT.
Ideação
Na fase de ideação, já de posse dos dados e imerso no universo do problema, os agentes começam a fase criativa, deliberando sobre os impactos e as melhores soluções. Nessa etapa, para seleção das melhores oportunidades, é passível a utilização da modelagem CANVA.
Prototipação
Nessa etapa incia a parte prática das atividades. A solução, ou soluções, mais interessante, começa a ser construída. Na fase de prototipação concentra-se os estudos, desenvolvimento de projetos, e a ação de construir a solução. Nessa fase, algumas metodologias podem ser aplicadas também, como: matriz de eisenhower (para organização e priorização), SMART (para definição de objetivos), PDCA e 5W2H.
Desenvolvimento
Comumente confundida com a etapa anterior, a fase de desenvolvimento consiste em testar a ideia dentro do processo. É o nível em que a solução é colocada a prova, e é possível aferir seus impactos de maneira consistente. Se solucionado problema, algumas correções são feitas, se necessário, e o Design Think pode ser encerrado. Caso contrário, deve-se regredir à etapas anteriores, conforme os resultados obtidos.