Acredito que o futuro da educação passa por ideias de busca por um aprendizado mais dinâmico, interativo. Atualmente a metodologia do "aprender a aprender", chamada de "metodologia ativa", trás ao aluno enstímulos para buscar conhecimento nas mais varias fontes. Também destaco a chamada "gameficação" em processos de ensino, trazendo processos mais divertidos, ágeis e interativos entre pessoas. Logo, acredito que toda nova tecnologia como o metaverso serão ferramentas para metodologias ágeis, interativas e do aluno como principal agente de seu ganho de conhecimenbto.
Quanto mais canais de comunicação utilizados, maior é a capacidade de retenção do conteúdo estudado, desta forma, verifica-se um ponto extremamente positivo na utilização das tecnologias para o processo de aprendizagem. Também é importante levar em consideração que para um maior aprofundamento do conhecimento, despertar ideias, formações de opinião, é necessário que o aluno (a) não se remeta a uma única fonte de informação. Neste sentido, a tecnologia é uma excelente ferramenta para os estudos.
Porém, é necessário sabedoria, conscientização e sensibilização por parte dos usuários no sentido da utilização adequada e positiva das tecnologias, pois sabe-se que a superexposição a meios digitais pode causar prejuízos à visão até agravamento de transtornos que afetam a saúde mental.
O fator equilíbrio será um elemento fundamental a ser trabalhado para alcance do uso saudável das tecnologias.
Eu creio que a dinâmica de ensino criada pelas novas tecnologias pode ser muito benéfica, desde que seja acessível ao maior número de estudantes. O que se nota ainda, em países como o Brasil, é a falta de acessibilidade tecnológica de algumas camadas da população. Isso aumenta a lacuna de capacitação entre o ensino provido de todos os recuros tecnológicos e os locais onde ainda não há acesso.
No entanto, acredito que as ferramentas teconológicas propiciem sim, um ensino de qualidade, mais interativo e inclusive, com mais possibilidades de aplicabilidade técnica e na prática. O uso da tecnologia também é capaz de despertar mais curiosidade e interesse dos estudantes, que podem aprofundar o conhecimento em temas específicos, por meio de pesquisas ágeis e disponíveis com facilidade nos meios digitais.