Olá, Bom dia gostaria de saber se o aluno tem direito de mudar de turma se tiver um motivo para isso e se a escolha tem que aderir a esse pedido?
O aluno tem direito de solicitar e expor os motivos, mas a escola não tem obrigação de mudar em todos os casos. O ideal é levar a situação para o coordenador pedagógico, expondo os motivos de forma clara e educada para chegarem a uma solução para o problema. Cada caso é um caso e precisa ser analisado, pois existe todo um controle e planejamento na distruição dos alunos. O coordenador é a figura que pode analisar e encontrar a melhor solução, podendo chegar a conclusão que o melhor é mudar de turma ou não. Diálogo é a chave nessas situações.
Bom dia!!
Depende se o aluno esta com algum problema de relacionamento com a turma, ou então entrar em contato com a gestão da escola e esclarecer o principal motivo para a mudança de turma.
Olá, Régis, bom dia.
As escolas têm bastante controle sobre as turmas, penso que podemos deduzir de antemão, que por questões econômicas, por quantidades distribuídas de alunos, por capacidade de sala ou outro motivo.
Veja, direito de perguntar e solicitar, temos. Mas a mudança em si, também poderá ponderar os motivos da escola também, conforme já apontei. Então, talvez se a pergunta for se a escola está obrigada a fazer, isso não, pois em última instância ela pode ter justificativa, mesmo que no nível de detalhe como o número de alunos ou outro qualquer e decidir por não mudar o aluno.
Acima de tudo, se há algo muito incômodo, e que entenda que merece chegar ao conhecimento de quem faz a gestão da turma, como exemplo, o coordenador de curso, é importante conversar com ele (agendar um momento) e informar a ele, com o devido respeito e um bom diálogo.
Espero ter ajudado.
Prof. Claudinei