Para resolver essa questão, precisamos usar o equilíbrio de solubilidade e a relação do potencial eletroquímico. Vamos começar por partes:
No ponto de equivalência de uma reação de precipitação, a quantidade de que foi adicionada é completamente convertida em precipitado de . No entanto, podemos ter uma pequena quantidade de na solução, que é determinada pela solubilidade do precipitado. Utilizaremos a expressão do produto de solubilidade (Kps) para :
[ \text{Kps} = [\text{Pb}^{2+}][\text{CrO}_4^{2-}] ]
No ponto de equivalência, presume-se que a adição de uma quantidade equimolar de faz com que a concentração de íons na solução esteja em equilíbrio, ou seja, o Kps estabelece a concentração dos íons. Vamos designar como a solubilidade do precipitado em termos de :
Portanto, a concentração de no ponto de equivalência é .
O potencial eletroquímico está relacionado com a concentração de íons através da equação de Nernst. A equação de Nernst para o eletrodo seletivo ao chumbo pode ser escrita como:
onde
Podemos calcular a diferença de potencial entre o ponto inicial e o ponto de equivalência:
Usando a equação de Nernst e sabendo que inicialmente a concentração de é , podemos estabelecer:
[ \Delta E = -\left( \frac{RT}{2F} \right) \ln \left( \frac{[\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}}}{1,0 \times 10^{-3}} \right) ]
Rearranjando para encontrar :
[ \ln \left( \frac{[\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}}}{1,0 \times 10^{-3}} \right) = \frac{2F \Delta E}{RT} ]
Para (aproximadamente 25°C), substituindo os valores de e :
[ \ln \left( [\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}} \right) = 2 \times 96485 \times (-0,114) / (8,314 \times 298) + \ln(1,0 \times 10^{-3}) ]
Calculando isso:
[ \ln \left( [\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}} \right) \approx 2 \times 96485 \times (-0,114) / (8,314 \times 298) + \ln(1,0 \times 10^{-3}) = -5,52 + \ln(1,0 \times 10^{-3}) ]
Finalmente, podemos calcular:
[ [\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}} = e^{-5.52 - 6.91} ]
[ [\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}} \approx 10^{-12.47} ]
A constante do produto de solubilidade do é, portanto:
[ Kps = ([\text{Pb}^{2+}]_{\text{equivalência}})^2 ]
Assim, o Kps do é aproximadamente .
Note que algumas aproximações foram feitas e para calcular valores precisos, o uso de um software ou calculadora mais avançada poderia ser necessário para resolver as equações logarítmicas com precisão.