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Marli há 5 dias
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A empresa conta com um suprimento mensal de 100.000 kg de mi

A empresa conta com um suprimento mensal de 100.000 kg de milho moído e 20.000 kg de farelo de soja. A área administrativa da empresa quer saber a quantidade de ração que deve produzir para maximizar o lucro. O que você faria para iniciar a análise desse problema? Você é o gestor responsável pela construção de uma estrada entre duas localidades "A" e "B" Na atual etapa do processo, é preciso definir o trajeto por onde a estrada vai passar Existem três possibilidades, cada uma com as respectivas particularidades Para auxiliar na tomada de decisão sobre o trajeto a ser escolhido, a equipe de projeto se reuniu a fim de definir algumas premissas Intuitivamente, ficou acertado que serão levados em conta três aspectos como balizadores de todo o desenvolvimento. ►Custo Prazo ►Impacto ambiental Além disso, a equipe atribuiu notas para cada opção de trajeto considerando esses balizadores, conforme apresentadas na tabela a seguir. Balizadores Custo Prazos Impacto ambiental 1 Médio Alto Alto 2 Alto Baixo Médio 3 Alto Alto Baixo
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Respondeu há 5 dias

Para tomar uma decisão informada sobre qual trajeto da estrada entre as localidades "A" e "B" deve ser escolhido, é importante estruturar uma análise que seja lógica e que considere todas as particularidades e premissas definidas. Aqui estão os passos que eu seguiria para conduzir essa análise:

  1. Definição dos Critérios de Avaliação:
  2. Os critérios definidos para avaliação são: Custo, Prazo, e Impacto Ambiental. Estos devem estar claramente definidos quanto ao que significam para o projeto e como serão medidos.

  3. Atribuição de Pesos Relativos aos Critérios:

  4. É necessário discutir com a equipe se algum critério é mais importante que os outros, e atribuir diferentes pesos a cada critério se for o caso. Por exemplo, se o impacto ambiental for considerado crítico, ele pode receber um peso maior na decisão final.

  5. Conversão das Notas em Escores:

  6. Traduzir as classificações (Médio, Alto, Baixo) para escores numéricos que podem ser usados na análise. Por exemplo, Baixo = 1, Médio = 2, e Alto = 3. Isso permitirá quantificar os critérios e facilitar comparações.

  7. Montagem de uma Matriz de Avaliação:

  8. Criar uma matriz onde cada trajeto é avaliado em relação aos critérios, multiplicando as notas pelos pesos atribuídos.
  9. Isso resulta em um escore ponderado para cada trajeto.

  10. Análise e Escolha:

  11. Somar os escores ponderados para cada opção de trajeto.
  12. Escolher a opção com o menor escore total (considerando que notas menores indicam opções preferíveis, caso a pontuação funcione desta forma para a análise específica).

  13. Discussão e Validação:

  14. Discutir os resultados com a equipe para validar se as premissas utilizadas capturam adequadamente as prioridades do projeto.
  15. Considerar fazer ajustes nas premissas ou nos pesos caso haja consenso de que os resultados não foram satisfatórios.

  16. Tomada de Decisão:

  17. Com todos os dados e análises realizadas, tomar uma decisão embasada sobre o trajeto mais adequado, considerando todas as restrições e premissas.

Implementando esse processo sistemático, a equipe pode se assegurar de que a decisão é tomada com base em critérios claros, objetivos e ponderados, resultando em um projeto de estrada mais eficiente e sustentável.

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