Foto de PEDRO H.
PEDRO há 2 meses
Enviada pelo
Site

A Filogenia é o estudo da relação evolutiva entre grupos de

A Filogenia é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos (como espé- cies e populações), baseada em dados moleculares, morfológicos e fisiológicos. A Ontogenia define a for- mação e desenvolvimento do indivíduo desde sua concepção até a morte. A figura compara aspectos filogenéticos embrionários de grupos de vertebrados e mostra estágios do desenvolvimento ontogenético de cada grupo. Com base nas informações dadas e em seus conhe- cimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que: a) os estágios iniciais do desenvolvimento em- brionário revelam maiores semelhanças entre diferentes grupos filogenéticos do que os está- gios mais tardios. b) semelhanças filogenéticas observadas no desen- volvimento embrionário podem ser usadas como critérios para o estabelecimento de parentesco evolutivo entre espécies. c) as fendas branquiais observadas no desenvol- vimento embrionário do homem indicam que o embrião passa por uma fase de peixe antes de se diferenciar em mamífero. d) a independência do meio aquático, mas não da água, para o desenvolvimento embrionário é um caráter filogenético que agrupa os amniotas a partir dos répteis. por que a resposta é a letra c e não a letra d?
Conhecimentos Gerais
1 resposta
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 2 meses

A resposta correta é a letra c porque essa afirmação contém um erro conceitual sobre o desenvolvimento embrionário e a teoria da evolução. A ideia de que o embrião humano "passa por uma fase de peixe" é uma simplificação incorreta e desatualizada de antigas hipóteses evolutivas, como a teoria da recapitulação de Ernst Haeckel. Essa teoria dizia que "a ontogenia recapitula a filogenia", ou seja, que o desenvolvimento embrionário de um indivíduo espelha as etapas da evolução do seu grupo, mas essa ideia foi desmentida pela biologia moderna. As fendas branquiais no embrião humano são vestígios evolutivos que indicam um ancestral comum, não uma fase ativa de peixe.

Por outro lado, a letra d está correta ao afirmar que a independência do meio aquático, mas não da água, para o desenvolvimento embrionário é uma característica filogenética importante que ocorreu com a evolução dos amniotas. Estes desenvolveram adaptações, como o ovo amniótico, que permitem a reprodução em ambientes terrestres, apesar de ainda dependerem de água dentro do ovo para o desenvolvimento embrionário. Isso é um reconhecimento da transição evolutiva significativa que distinguiu os amniotas de outros vertebrados como os anfíbios.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa