Foto de Thiago E.
Thiago há 7 meses
Enviada pelo
WhatsApp

Alcaloides verdadeiros, pseudoalcaloides e protoalcaloides s

Alcaloides verdadeiros, pseudoalcaloides e protoalcaloides são termos que se referem a diferentes classes de compostos químicos encontrados em plantas, especialmente em espécies vegetais. Considerando as informações apresentadas defina cada tipo de alcaloide e relacione as imagens abaixo com as definições corretas sobre essa classe de metabólitos secundários (2,0 pontos). Estrutura química de Pilocarpina Estrutura química de Efedrina I II III
Conhecimentos Gerais
1 resposta
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 7 meses

Os alcaloides são compostos orgânicos básicos que geralmente possuem um efeito fisiológico significativo em organismos. Eles podem ser classificados em três categorias principais: verdadeiros, pseudoalcaloides e protoalcaloides. Aqui está uma definição de cada classe:

  1. Alcaloides verdadeiros: Esses compostos são derivados de aminoácidos e geralmente contêm um anel nitrogenado em sua estrutura. São conhecidos por sua atividade farmacológica e são comuns em várias plantas. Exemplos incluem morfina, quinina e cafeína.

  2. Pseudoalcaloides: Esses compostos, embora também apresentem um anel nitrogenado, não derivam diretamente de aminoácidos. Eles podem ser derivados de bases nitrogenadas ou outras substâncias, como terpenos. Um exemplo típico de pseudoalcaloide é a efedrina.

  3. Protoalcaloides: Esses compostos contêm um ou mais átomos de nitrogênio em suas estruturas, mas não possuem necessariamente um anel nitrogenado. Eles são frequentemente chamados de protoalcaloides porque são compostos básicos simples. Um exemplo é a pilocarpina.

Agora, quanto às estruturas químicas fornecidas:

  • Estrutura química de Pilocarpina (geralmente classificada como protoalcaloide)
  • Estrutura química de Efedrina (classificada como pseudoalcaloide)

Dessa forma, você poderia relacionar as imagens conforme a descrição acima:

  • I: Pilocarpina (protoalcaloide)
  • II: Efedrina (pseudoalcaloide)

A classificação correta então ficaria assim: - I - Pilocarpina: Protoalcaloide - II - Efedrina: Pseudoalcaloide

Caso você precise de mais detalhes ou tenha alguma imagem específica para discutir, sinta-se à vontade para compartilhar!

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa