Para resolver o problema da pirâmide, precisamos descobrir as operações que foram utilizadas para preencher os blocos da pirâmide com base nos números conhecidos.
Inicialmente, vamos observar que a última linha é formada pelos números , , e . A linha acima dela possui o bloco do meio preenchido com .
Podemos agora entender que a pirâmide funciona com operações que, quando aplicadas aos números dos blocos da base, preenchem os blocos acima.
Vamos considerar a linha direto acima da base, que possui três blocos. Denotando os blocos dessa linha, da esquerda para a direita, por , , e , podemos tentar descobrir as operações usadas para formá-los.
Podemos testar a soma ou subtração dos números imediatamente abaixo para encontrar :
Agora, um pouco sobre operações. Se formos assumir uma regra simples, como subtração ou soma até a linha seguinte, tentamos:
Se estiver intimamente relacionado aos dois números das extremidades, podemos tentar com ((+6) + (-3 + (-2))), então faremos hipóteses como:
[ -18 = +6 + x \Rightarrow x = -24] -3 + (-2) = -5 -18 = +6 - 24
Examinamos a soma ((+6 + (-3 +6)) =?(?-5-(-2+1) =?) Resolve isso: (3 )
Agora, vamos proceder a preencher o começo pela inteira terna a seus turnos até em cima no passo. - Os requerentes do meio é o -5 se agregarmos + -3 assentes e +6 e de -2 para seus pontos de origem e engrandecido Estando esses valores, tentaremos ser + ou =,
Vamos somar:
(-3+ (-6,) \cdots +1 = 3 - 3 ) Dada, por restante: ?-18
Se somarmos ambos, chegaremos a: -1 - 1 =- (-5]
Note-se -5
P para cima inteiro - com unidade número P =>- em resultado:
[ P =& (B = -5) + (-3) P = -5 +(-3)
Claro: P = -3 (-3 = (-18) &
Assim, o valor de é \?
\boxed{-15}