A alternativa correta é:
a. A maioria dos heterosídeos cardiotônicos são derivados de plantas medicinais, como a Digitalis purpurea, e agem inibindo a bomba de Na?/K?, aumentando a concentração intracelular de cálcio e promovendo efeitos inotrópicos positivos. Na sua estrutura molecular, a molécula apresenta o anel lactônico cardenolídeo.
b. Heterosídeos cardiotônicos são realmente usados no tratamento de condições cardiovasculares, mas têm efeito direto sobre o coração, promovendo inotropismo positivo, não atuam predominantemente no sistema nervoso central.
c. Heterosídeos cardiotônicos, como a digoxina e a digitoxina, têm potencial de toxicidade e requerem monitoramento clínico. Além disso, a digoxina e a digitoxina não possuem a "mesma estrutura molecular", pois suas estruturas variam.
d. Heterosídeos cardiotônicos como a digoxina promovem efeitos inotrópicos positivos (aumentam a força de contração cardíaca) e um efeito cronotrópico negativo (diminuem a frequência cardíaca), não o contrário. Eles não são usados principalmente para controlar a pressão arterial, mas sim para tratar a insuficiência cardíaca.
e. Os heterosídeos cardiotônicos não atuam exclusivamente em receptores adrenérgicos beta; eles inibem a bomba Na?/K? ATPase, aumentando a concentração de cálcio no coração. Além disso, o anel lactônico correspondente a essas moléculas é o cardenolídeo, não o bufadienolídeo, que é encontrado em algumas outras espécies, mas não se refere aos principais heterosídeos cardiotônicos usados na clínica.