Os "Founding Fathers" (ou "Pais Fundadores") dos Estados Unidos referem-se a um grupo de líderes e estadistas que foram fundamentais na fundação e desenvolvimento do país, especialmente durante a Revolução Americana e nas primeiras décadas após a independência. Esses indivíduos desempenharam papéis cruciais na elaboração da Declaração da Independência, na formulação da Constituição dos Estados Unidos e na formação do governo federal.
Alguns dos mais reconhecidos Founding Fathers incluem:
- George Washington - Comandante do Exército Continental durante a Revolução e o primeiro presidente dos Estados Unidos.
- Thomas Jefferson - Principal autor da Declaração da Independência e terceiro presidente dos EUA.
- Benjamin Franklin - Diplomata, inventor e um dos principais pensadores da época; ajudou a garantir apoio francês durante a Revolução.
- John Adams - Advogado e defensor da independência, segundo presidente dos EUA e um dos principais arquitetos da Constituição.
- James Madison - Considerado o "Pai da Constituição" e quarto presidente dos EUA; contribuiu significativamente para a elaboração da Constituição e da Bill of Rights.
- Alexander Hamilton - Primeiro secretário do Tesouro e autor de muitos dos Federalist Papers, que defendiam a ratificação da Constituição.
- John Jay - Diplomata, coautor dos Federalist Papers e primeiro presidente da Suprema Corte dos EUA.
Esses homens e outros contemporâneos desempenharam papéis cruciais na transição das 13 colônias britânicas para uma nação independente e na formação dos princípios democráticos que guiam os Estados Unidos até hoje.