A alternativa correta sobre a morfina é:
"Dentre os principais efeitos colaterais da morfina, pode-se citar: depressão respiratória, hipotensão ortostática, miose, náusea, diminuição do apetite, dependência física."
Vamos analisar cada uma das alternativas:
"A categoria de analgésicos opioides incluem muitos fármacos, a fentanila é um de menor uso, pois possui efeitos muito mais brandos que a morfina." - Incorreto. A fentanila é na verdade muito mais potente que a morfina. Ela é frequentemente usada, especialmente em situações de dor severa ou anestesia.
"Dentre os principais efeitos colaterais da morfina, pode-se citar: depressão respiratória, hipotensão ortostática, miose, náusea, diminuição do apetite, dependência física." - Correto. Esses são efeitos colaterais bem conhecidos do uso de morfina e outros opioides.
"A morfina tem ótima ação em vários tipos de dores, sendo a primeira escolha para a dor neuropática, uma vez que é agonista dos receptores delta opioides;" - Incorreto. Embora a morfina seja eficaz para muitos tipos de dor, não é a primeira escolha para dor neuropática. Analgésicos adjuvantes, como antidepressivos ou anticonvulsivantes, são frequentemente preferidos para esse tipo de dor.
"A heroína e a oxicodona possuem moléculas similares à da morfina, e são indicadas para dores muito mais severas, são potentes, seguras e não apresentam risco de dependência química." - Incorreto. Heroína e oxicodona realmente têm estruturas químicas semelhantes à da morfina e são usadas para dores intensas, mas ambos têm alto potencial de dependência e são considerados perigosos em termos de abuso.
"A morfina é considerada um fitoterápico, uma vez que tem sua origem de uma planta, a Cannabis sativa, de onde se extrai o ópio, e por isso o nome, opioides." - Incorreto. A morfina é um alcaloide extraído do ópio, que vem principalmente da Papaver somniferum (papoula do ópio), não da Cannabis sativa (que é a planta da maconha).
Assim, a segunda opção é a única afirmação correta sobre a morfina e seus efeitos colaterais.