Vamos analisar cada afirmação:
A) A digestão extracelular permite que as aranhas-gigantes processem pequenos pedaços das presas antes de ingeri-las, facilitando sua alimentação.
Certo
As aranhas-gigantes realizam a digestão extracelular, liberando enzimas digestivas no ambiente e quebrando o alimento em partes menores antes de ingeri-las.
B) O mapeamento dos tecidos das esponjas para verificar a poluição é possível devido à digestão extracelular dos nutrientes da água, que permite o acúmulo de poluentes em suas células.
Errado
Embora as esponjas realizem digestão extracelular, o acúmulo de poluentes se deve à sua capacidade de filtração da água, e não diretamente ao processo digestivo. Elas absorvem partículas da água, incluindo poluentes, que podem ser utilizados para estudos de bioindicação, mas isso não é diretamente relacionado à digestão.
C) As aranhas-gigantes melhoram a captura de presas por aprendizado, e a digestão intracelular ocorre quando elas lançam enzimas digestivas no ambiente para quebrar as presas.
Errado
As aranhas-gigantes utilizam digestão extracelular, não intracelular, ao lançarem enzimas para quebrar suas presas. Quanto ao aprendizado na captura de presas, isso não se relaciona diretamente ao processo digestivo.
D) A digestão intracelular das esponjas marinhas permite que elas acumulem poluentes nos seus tecidos durante a filtração da água, tornando-as úteis como bioindicadores de poluição.
Errado
As esponjas realizam principalmente a digestão extracelular, e são usadas como bioindicadores devido à sua capacidade de filtrar água e acumular poluentes, mas isso não é resultado de um processo de digestão intracelular.
Resumindo: - A) Certo - B) Errado - C) Errado - D) Errado