Sim, ao substituir "tentam me convencer a querer" por "tentando me convencer a querer", você está mudando a estrutura verbal e a forma de relação entre as partes da frase, o que afeta a divisão em orações.
Na frase original "Parece que tentam me convencer a querer o que eu não preciso", "tentam me convencer a querer" é uma oração subordinada substantiva completiva nominal integrada à estrutura da oração principal.
Ao mudar para "tentando me convencer a querer", a estrutura se altera para:
Com essa mudança, podemos ainda considerar a frase como composta, mas agora com uma relação de subordinação um pouco diferente, onde "tentando me convencer a querer" age mais como uma expressão de modo ou circunstância ligada à oração principal "Parece", enquanto a terceira parte "o que eu não preciso" ainda qualifica o objeto da ação de querer.
Em termos de contagem de orações, a mudança para o gerúndio não reduz necessariamente a estrutura a duas orações distintas, mas altera a forma como se percebe a relação entre elas, ainda compreendidas dentro do contexto subentendido como um conjunto de três segmentos maiores.