Um coeficiente de correlação linear (denotado como ) que se aproxima de -1 indica uma forte correlação negativa entre as duas variáveis analisadas. Nesse caso, o coeficiente de correlação de -0,876 sugere que existe uma relação inversa significativa entre a escolaridade dos professores e o número de livros lidos em um ano.
Relação negativa: Um coeficiente de -0,876 indica que, conforme a escolaridade dos professores aumenta, o número de livros que eles leem tende a diminuir, ou vice-versa. Essa é uma correlação negativa forte.
Força da correlação: A magnitude do coeficiente (0,876) é bem próxima de 1, o que implica que essa relação é bastante robusta. Normalmente, valores de entre -0,7 e -1 (ou entre 0,7 e 1) são considerados como indicando uma forte correlação.
Conclusão: A partir desse resultado, pode-se inferir que há uma tendência relevante que pode nos levar a pensar que fatores associados à escolaridade podem estar de alguma forma influenciando o padrão de leitura dos professores. Por exemplo, profissionais com maior escolaridade podem ter menos tempo disponível para ler livros, ou podem direcionar seu tempo para diferentes atividades educacionais.
Embora o coeficiente de correlação sugira uma relação entre as duas variáveis, é fundamental lembrar que a correlação não implica causalidade. Há que se considerar outros fatores ou variáveis que poderiam estar influenciando essa relação, e análises adicionais (como estudos qualitativos ou análises de regressão) poderiam ser úteis para entender melhor essa dinâmica.