todo o esporte influencia no crescimento humano físico e mental, mas desda que seja praticado em um lugar adequado, profissionais que se preocupam além de passar os conceitos do esporte, ensinar o conceito de disciplina, educação, respeito ao próximo, as artes marcias orientais são um bom exemplo disso onde a disciplina em muitos casos valem mais do que a técnica do aluno.
Os esportes profissionais americanos praticamente obrigam os atletas a se envolverem em causas sociais e em muitos casos premiam os atletas por isso
Gallahue relata que a fase do movimento especializado se inicia aproximadamente aos 7 anos com o estágio de transição e aos 11 com o estágio de aplicação e é nessas fases que ocorre o refinamento de movimentos fundamentais para torná-los uma ferramenta aplicada a diversas atividades complexas de uso diário. No estágio de transição, que ocorre com 7 e 8 anos, a criança começa a aplicar os movimentos básicos desenvolvidos em atividades esportivas e recreativas e é nesta fase que os professores têm papel fundamental para aumentar o controle motor e a competência dos movimentos tomando cuidado em exigir a especialidade no movimento. No estágio de aplicação e onde o aluno irá refinar as suas habilidades e o mesmo irá buscar participar de atividades de seu interesse. A importância se dá para a aplicação de atividades estruturadas a fim de levar o indivíduo para o estágio de utilização permanente onde o mesmo irá aprimorar ao longo da vida as suas habilidades para obter o melhor desempenho em uma atividade específica.