o que é design? os elementos de design?
Design é um plano ou especificação para a construção de um objeto ou sistema ou para a implementação de uma atividade ou processo, ou o resultado desse plano ou especificação na forma de um protótipo, produto ou processo.
Os elementos do design são Linha, Plano, Ritmo, Equilíbrio, Escala, Textura, Estrutura, Grade, Cor, Transparência , Camadas, Simetria, Padrão, Espaço, Negativo, Ponto, Guias, Aleatoriedade, Hierarquia, Contraste, Composição, Tipografia, Harmonia, Tensão e Movimento
Tem a explicação simplificada e a complexa. Vou tentar unir as duas, explicando de forma simples, mas não deixando de lado a complexidade que envolve o entendimento dessa área:
1) O nome Design, para a área gráfica principalmente, não é traduzido para Desenho ou para Projeto porque em inglês temos tem definição mais ampla e aproximada do que faz o Design: rabisca, esboça, desenha, estuda, analisa, experimenta, testa, delineia, modela, esquematiza, planeja, projeta...
2) Quando um(a) designer fala DESIGN, ele ou ela não está falando só do lado visual, estético, nem só de usar o computador, visto que conforme o problema podemos usar prancheta, caneta, canos, papel... falam de uma área de estudo que precisa e deve se aprofundar nas áreas que atende, para melhor conhecer e desempenhar seu papel.
3) Design é uma área de atuação (e estudo) que atua no meio do caminho entre outras disciplinas, como que ligando conhecimentos diversos através de um processo de estudo amplo e aprofundado do que (produto ou serviço) que será projetado conforme as características e necessidades de quem (solicita -cliente-; utiliza; intermedia -médico, arquiteto, advogado...; compra; se beneficia...), conforme onde (clima, cultura, espaço, contexto..) será utilizado em seu ciclo de vida (desde o conhecimento da matéria prima, seu deslocamento, o uso, o descarte...) com preocupação voltada para a sustentabilidade envolvida (beneficiar trabalhadores da região, matéria prima mais próxima, mais em conta...) do cliente e dos demais envolvidos (em maior ou menor grau, conforme cada profissional, cliente, problema...), sempre buscando desenvolver o trabalho com metodologia adequada e planejamento tanto de outras áreas quanto desenvolvida pela área de atuação específica (ambiente, comunicação, gráfica, ambiente digital, aplicativo, embalagem, mobiliário...).
Um exemplo bem superficial e resumido: se o ambiente é digital, conhecer como as pessoas navegam, como se sentem (experiência do usuário = UX) quando estão fazendo isso e por que percursos passam (jornada do usuário) pode fazer toda diferença no desenvolvimento da interface, pois se o usuário for amante das artes ou um leito completo no uso do computador, tudo isso interessa.
Espero ter sido claro, mas não superficial na minha resposta.
Não existe consenso sobre a definição de Design, uma vez que muda de tempos em tempos.
No entanto, vou deixar abaixo as definições de alguns dos principais autores, e seus respectivos elementos de design:
1. Herbert Simon.
Definição: "Design é a transformação de um estado atual em um estado desejado".
Interpretação: Herbert Simon, em seu livro The Sciences of the Artificial (1969), descreve o design como um processo sistemático de resolver problemas. Ele coloca o designer como alguém que cria soluções para questões práticas, com foco na melhoria de sistemas ou produtos.
Elementos: Problematização, Objetivos, Processos e Soluções. Simon vê o design como um processo resolutivo e funcional. Ele enfatiza a análise de problemas e a sistematização de soluções, com foco na eficiência e pragmatismo.
2. Paul rand
Definição: "Design é dar forma ao conteúdo".
Interpretação: Paul Rand, um dos mais influentes designers gráficos do século XX, via o design como uma forma de comunicação visual. Para ele, o design era uma maneira de transformar ideias complexas em algo claro e compreensível, criando uma relação harmônica entre forma e mensagem.
Elementos: Forma, Composição, Tipografia, Cor e Significado. Para Rand, o design é essencialmente uma questão de forma e significado. Ele acredita que o designer deve criar um equilíbrio entre a estética e a comunicação eficaz. A beleza não é um fim em si mesma, mas um meio para transmitir uma ideia clara.
3. Victor Papanek
Definição: "O design deve ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida".
Interpretação: Papanek, em seu livro Design for the Real World (1971), defende que o design deve ser mais do que uma atividade estética ou comercial; ele deveria focar em resolver problemas sociais e ambientais. Papanek enfatiza a responsabilidade social dos designers na criação de produtos que atendam às necessidades reais da sociedade.
Elementos: Funcionalidade, Responsabilidade social, sustentabilidade, acessibilidade e simplicidade. Papanek enfatiza o design como um serviço social, com foco em soluções éticas, sustentáveis e inclusivas. Ele defende que os designers devem ser conscientes de seu impacto na sociedade e no meio ambiente.
4. Richard Buchanan
Definição: "Design é a resolução de problemas complexos através de objetos, ambientes e sistemas"
Interpretação: Buchanan, em seu artigo Wicked Problems in Design Thinking (1992), defende que o design é essencialmente um meio de resolução de problemas complexos, abordando questões que não possuem respostas fáceis ou soluções simples. Ele conecta o design a questões mais amplas e multifacetadas, como os problemas "wicked" (problemas complexos e interconectados).
Elementos: Problema (Wicked), Sistemas, Iteração, Contexto e Empatia. Buchanan defende que o design é uma resolução de problemas complexos e multidimensionais. Ele coloca uma forte ênfase na interconexão dos elementos do design e na necessidade de compreensão holística.
5. Don Norman
Definição: "O design é o processo de tornar as coisas utilizáveis"
Interpretação: Don Norman, autor de The Design of Everyday Things (1988), é conhecido por sua ênfase na usabilidade e na experiência do usuário. Para ele, o design deve facilitar a interação humana com os produtos, garantindo que sejam intuitivos e eficientes para o usuário.
Elementos: Usabilidade, feedback, Visibilidade, Controle e Consistência. Norman destaca a experiência do usuário (UX) e a usabilidade como os pilares do design. Para ele, um bom design deve ser centrado no usuário, intuitivo e facilitar a interação humana com a tecnologia.
Outros autores interessantes: Bruce Mau, Kim Jackman, Margaret Maile Petty e Walter Benjamin.