Na palavra "explicadissimo", fiquei em dúvida, acho que é uma proparoxítona, ou seja, deve ter acento. Mas em pesquisas, achei vários textos sem o acento. Algum Professor gentil poderia me auxiliar com essa dúvida?
A palavra explicadíssimo tem acento agudo na antepenúlima sílaba tônica (a mais forte). Pelas regras de acentuação, as sílabas tônicas, quando são a antepenúltima, devem ser acentuadas. Uma técnica que uso para saber qual das sílabas é a mais forte seria imaginar que a palavra seja um nome de um amigo seu. E imaginar que eu iria chamá-lo no portão da casa dele. Quando gritasse o nome dele, sabe que a sílaba que ficar mais prolongada no grito seria a mais forte, ou seja, a tônica. Ex.: Maaaaar...cos!; Bruuuuuu...no!; Explicadíiiiiiii...ssimo etc! Espero ter ajudado.
Você está certo em questionar, pois a palavra "explicadíssimo" realmente parece ser uma proparoxítona, já que a sílaba tônica está na antepenúltima sílaba ("dis"), o que, de acordo com as regras de acentuação, indicaria que deveria receber acento.
No entanto, a explicação é simples: "explicadíssimo" não leva acento.
A confusão pode surgir porque a palavra parece seguir a mesma lógica das proparoxítonas, mas as proparoxítonas não levam acento quando terminam em "issimo" ou "íssima", que é o caso de "explicadíssimo". Esse sufixo faz com que a palavra se encaixe na categoria das proparoxítonas, mas a regra de acentuação para palavras terminadas em "-íssimo" é não acentuar.
Portanto, a forma correta de escrever é explicadíssimo, sem acento.