Boa noite! Gostaria de saber quantas páginas, em média, devem ter as considerações finais de um Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade monografia.
Duas páginas é o suficiente!
Abraços!
Olá! O número de páginas das consideraçõess finais deve ser proporcional ao número de páginas da tua monografia. Em média, uma monografia tem 40 páginas, destas: 10 páginas (com variação de 8 a 12) devem ser reservadas aos capítulos (em geral distribuímos o assunto em 3 capítulos, que decorrem dos objetivos específicos), de modo que, as considerações finais e a introdução devem ter no mínimo 2 páginas e no máximo 3 páginas; o restante das páginas é distribuído entre os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, sumário, folha de aprovação) e as referências.
Você pode começar suas considerações finais retomando o objetivo geral e os específicos, após pode fazer um breve resumo dos argumentos que desenvolveu nos capítulos (cada capítulo atendeu a um dos objetivos específicos e trouxe argumentos importantes para responder ao seu problema/objetivo geral) e finaliza respondendo ao problema.
Sucesso!
As considerações finais de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), especialmente na modalidade monografia, são uma seção importante, pois oferecem uma síntese dos resultados alcançados e uma reflexão sobre o trabalho realizado. A extensão dessa seção pode variar de acordo com as exigências da instituição e as diretrizes do orientador, mas em média, pode-se estimar o seguinte:
Sempre é importante verificar as orientações específicas do seu curso ou instituição, pois alguns programas acadêmicos podem ter exigências mais detalhadas quanto à extensão e ao formato do TCC.