Foto de Tiago T.
Tiago há 5 anos
Enviada pelo
Site

Constituição federal

Em que consiste a Constituição Federal do Brasil?

Direito Direito Constitucional Direito Penal Aulas particulares Administrativo Geral Direito Trabalhista Civil Como passar em concurso público Direito Tributário
5 respostas
Professor Aurelio B.
Respondeu há 5 anos
Contatar Aurelio Tadeu

A Constituição Federal do Brasil é a lei fundamental do Estado brasileiro, dispondo sobre a organização, aquisição e exercício do poder político, dos órgãos e funções do Estado no que concerne a suas competências e atribuições, bem como aos direitos, deveres, liberdades e garantias dos cidadãos (o que qualquer Constituição deve fazer, segundo a teoria constitucionalista).

A Constituição brasileira traz as regras ditas fundamentais do Estado, o que significa dizer, as normas básicas do ordenamento jurídico nacional, principios e regras que balizam toda a elaboração e aplicação normativa no Brasil. 

Espero ter ajudado. 

Bons estudos. 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Taiane A.
Respondeu há 5 anos
Contatar Taiane

A Constituição Federal é uma fonte de direitos e deveres, é também o limite da atuação do poder estatal e fonte de validade e legitimidades dos seus atos. É a base de a toda estrutura do ordenamento jurídico, bem como guia de administração do Estado. Tudo que o Estado deve fazer está previsto na Constituição.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Sofia H.
Respondeu há 5 anos
Contatar Sofia
A Constituição de um país estabelece o surgimento e fundamento de uma sociedade organizada em regime político descrito neste documento. Neste documento temos a formalização de todas regras, normas, que servem de para orientar a atuação deste país, sua jurisdição, objetivos, direitos, deveres e garantias fundamentais de cada cidadão que a considere válida sempre visando o bem comum. No Brasil, temos a Constituição Federal 1988 como a maior lei do nosso sistema jurídico não podendo se opor nenhuma outra lei sob pena que instabilidade e/ ou dissolução da ordem democrática por ela estabelecida seja desfeita. Desta forma, como um "contrato, deve ser seguido e orientador das ações da sociedade brasileira. Espero ter te respondido. Sofia.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Ana S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ana Luisa

A Constituição Federal traz que a República Federativa do Brasil se constitui em um Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos a soberania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e pluralismo político. Esta, por sua vez, trouxe um vasto conjunto de normas que rege a nação. Determina, por exemplo, direitos e deveres dos cidadãos, disciplina o ordenamento jurídico e organiza o papel do poder público, definindo atribuições dos entes da federação brasileira, dos municípios, estados, União e dos três poderes.

Ademais, um fator importante a ser aludido é os direitos individuais, também necessário, para o exercício da democracia, que um dos exemplos é relacionado aos direitos políticos, que no caso do Estado, é por meio do voto que a democracia é exercida, de modo representativo, no qual ocorrem eleições para eleger representantes de dois em dois anos. Por fim, como a importância do Estado Democrático de Direito no dia a dia, posto que só por meio dele e com seu respaldo é possível ter uma democracia, uma garantia na aplicação de direitos. Um Estado não pode ficar inerte em relação aos problemas da sociedade. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Felipe L.
Respondeu há 4 anos
Contatar Felipe
Imagine a constituição pelo próprio nome constituição. Trata-se da estrutura do estado, pode ser ela escrita como consuetudinaria (não escrita como no caso da Inglaterra). Nessa estrutura coloca-se tudo que o Estado precise para que funcione em sua plenitude, estabelecendo objetivos, princípios, limites entre outras normas. O que diferencia uma norma comum da constitucional é exatamente sua hierarquia e poder dentro de um Estado, por isso não pode limitar a dizer que a constituição contém normas. A constituição contém normas no topo da pirâmide, todos abaixo dela devem obedecer seus parâmetros.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa