Foto de Keila M.
Keila há 3 meses
Enviada pelo
WhatsApp

A economia brasileira passa por um período de lento crescime

A economia brasileira passa por um período de lento crescimento do PIB e inflação ainda elevada. Esta fase começou em 2012 — quando nossos termos de troca começaram a cair e nossa taxa de câmbio começou a subir — devido às mudanças das condições econômicas internacionais. (...) Nos últimos anos, houve queda da rentabilidade esperada em investimentos de longo prazo, aumento da incerteza macroeconômica sobre a evolução da taxa de juros e da política fiscal, desaceleração da oferta de crédito livre e redução da taxa de crescimento dos salários reais. Do lado positivo, a taxa de desemprego caiu e o processo de inclusão social continuou, com redução da pobreza e diminuição da desigualdade da distribuição de renda, mesmo num contexto de crescimento mais lento da economia. O atual debate político e econômico já produziu e certamente ainda produzirá muitas análises sobre nosso desempenho macroeconômico recente. BARBOSA FILHO, Nelson. O desafio macroeconômico de 2015-2018. Revista de Economia Política, vol. 35, nº 3 (140), pp. 403-425, julho-setembro/2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rep/v35n3/1809-4538-rep-35-03-00403.pdf. Acesso em 07 abr 2019. A política macroeconômica é um dos principais instrumentos que um Estado se utiliza para promover a ampliação da base produtiva de sua sociedade, de modo a garantir o crescimento econômico e a integração com outros países, com efeitos diretos sobre a dinâmica do bem-estar da população. Sobre estas políticas e seus elementos condicionantes, analise as opções que se seguem e assinale a correta: Escolha uma opção: a. Dentro do estudo da política monetária, observa-se que a redução na oferta de moeda acaba por reduzir a taxa de juros, uma vez que os agentes econômicos alteram suas expectativas sobre a atividade econômica, acreditando em um período de recessão futura que eleva os investimentos. b. A política fiscal atua sobre a demanda agregada mediante a ação direta dos entes públicos através da estrutura tributária e/ou dos gastos do governo. c. Dentre as políticas macroeconômicas de caráter ‘tradicional’, deve-se também incluir as políticas sociais, uma vez que as mesmas permitem o aumento da renda per capita e o crescimento da economia. d. A medidas de política macroeconômica destinadas a controlar a inflação dizem respeito à política cambial, uma vez que, mediante a relação entre moedas e o comércio externo, controla-se a oferta de moeda. e. Através da política de rendas, no Brasil, são implementados controles sobre o salário dos trabalhadores, de modo a manter as variações do salário mínimo em um patamar inferior à variação da inflação, de modo a frear o aumento de preços (ainda que às custas da desvalorização real dos rendimentos).
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 3 meses

A opção correta é:

b. A política fiscal atua sobre a demanda agregada mediante a ação direta dos entes públicos através da estrutura tributária e/ou dos gastos do governo.

As outras opções apresentam informações incorretas ou imprecisas em relação às políticas macroeconômicas e seus efeitos. Vamos analisar cada uma delas brevemente:

a. Está errada porque a redução na oferta de moeda, na verdade, tende a aumentar a taxa de juros, pois há menos dinheiro disponível para empréstimos, o que pode estimular a expectativa de recessão, mas não necessariamente leva a uma redução da taxa de juros.

c. Embora as políticas sociais possam ter efeitos indiretos sobre o crescimento econômico, elas não são tradicionalmente classificadas como políticas macroeconômicas 'tradicionais' na mesma categoria que a política monetária e fiscal.

d. A política cambial pode influenciar a inflação, mas não é a única medida ou mecanismo. A política monetária, por exemplo, tem um papel fundamental no controle da inflação.

e. Essa opção é imprecisa, pois as políticas de controle de renda frequentemente se concentram em evitar alcances excessivos nos salários para moderar a inflação, mas a afirmação de que esses controles são implementados para garantir que o salário mínimo cresça a um ritmo inferior à inflação é uma simplificação que não reflete toda a complexidade das políticas de renda e dos impactos sobre a população.

Portanto, a opção que mais se alinha com princípios corretamente estabelecidos de política macroeconômica é a opção b.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor