Olá Alan.
Primeiramente um panorama: PINDICK, Robert S. (2010) defende que em mercados oligopolistas, os produtos podem ou não ser diferenciados. O ponto chave é que apenas algumas empresas sejam responsáveis pela maior parte ou por toda a produção. Para sua pergunta o ponto central são as Barreiras de Entrada, que tornam difícil ou impossível que novas empresas entrem no mercado. A administração de uma empresa oligopolista é complexa porque as decisões relativas a preço, nível de produção, propaganda e investimentos envolvem relevantes considerações estratégicas.
No oligopólio o preço médio de bens e serviços é evidentemente superior a de uma estrutura difusa de livre concorrência. Sendo assim, dado o conceito de elasticidade da demanda ao preço, o consumidor deve encontrar valor superior ao acréscimo de preços que haveria em relação à concorrência "perfeita". Para tal, as empresas do oligopólio possuem mais reservas brutas para investir e, por outro lado, se vêem obrigadas a trazerem atrativos de inovação para que os consumidores não desistam de consumir seus produtos. Vide Indústria Automobilística.
Justamente este é o benefício ao consumidor: produtos e serviços que oferecem mais valor e satisfação aos clientes.
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Bons estudos,
Prof. Marcos Fattibene