Olá Herbert.
O que são ações em tesouraria?
As ações em tesouraria são àquelas emitidas por uma companhia e que foram posteriormente adquiridas (recompradas), no mercado, por essa mesma companhia. Na maioria das vezes, a empresa opta pela recompra das ações como forma de obter ações para os programas de incentivo de empregados, ou para mais tarde serem dadas na forma de proventos aos acionistas da empresa, ou até mesmo para revede-la no futuro.
Base Legal: Tax Contabilidade (UC: 22/06/16).
Qual a utilidade prática?
A recompra é bem vista pelo mercado por passarem uma mensagem de confiança dos executivos em relação ao futuro da empresa e também por ser um sinal de um maior pagamento de dividendos. Por outro lado, no entanto, a retirada das ações do mercado reduz o número de papéis em circulação (free float), apontam analistas.
"A recompra tem mais vantagens do que desvantagens e mostra que a empresa acredita que a sua ação vale menos do que deveria valer e o mercado valoriza uma companhia que trabalha com um piso para as suas ações", diz o economista da Plena Investimentos, José Eduardo de Toledo Abreu Filho.
É obrigatória sua presença no balanço patrimonial?
Sim, pela Lei nº 11.638/2007. No Patrimônio líquido, foi incluída também a rubrica “Ações em Tesouraria”.
Bons estudos !