GAB D
Não entendi o gabarito, não seria no balanço de Rendas?
Obrigada!
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-SP Prova: FCC - 2006 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Tributos Estaduais - Prova 2
Sobre o balanço de pagamentos, é correto afirmar que
A
um superávit no saldo das transações correntes equivale a uma diminuição dos ativos externos líquidos em poder dos residentes desta economia.
B
o pagamento de juros sobre empréstimos recebidos do exterior é registrado na conta de capital.
C
há diminuição das reservas internacionais do país, se o saldo do balanço de pagamentos é positivo.
D
o valor dos lucros reinvestidos na economia doméstica por residentes no exterior é computado no balanço de serviços.
E
há transferência líquida de recursos para o exterior quando as importações de bens e serviços não-fatores apresentam valor maior que as exportações de bens e serviços não-fatores.
Pelas regras atuais o valor dos lucros reinvestidos deveria aparecer no balanço de renda primária. Isto pode ser conferido mesmo no mais recente balanço de pagamentos divulgado pelo Banco Central do Brasil. Como a metodologia do balanço de pagamentos mudou em 2015 pode haver alguma divergência com esta questão, que é de 2006. Antigamente, se não me engano, lucros (e outras rendas advindas de fatores de produção) apareciam no balanço de serviços.
Sobre as demais afirmativas:
A - "um superávit no saldo das transações correntes equivale a uma diminuição dos ativos externos líquidos em poder dos residentes desta economia."
Um superávit em Transações Correntes (TC), grosso modo, quer dizer que o país está superavitário em relação ao resto do mundo. Logo, um superávit em TC implica numa aumento do ativo externo líquido em poder dos residentes.
B - "o pagamento de juros sobre empréstimos recebidos do exterior é registrado na conta de capital".
O pagamento de juros sobre empréstimos recebidos do exterior é registrado na conta financeira.
C - "há diminuição das reservas internacionais do país, se o saldo do balanço de pagamentos é positivo."
É falso pois o resultado do Balanço da Pagamentos reflete diretamente a variação de reservas internacionais. Isto é um saldo positivo implica que houve aumento das reservas internacionais do país.
E - "há transferência líquida de recursos para o exterior quando as importações de bens e serviços não-fatores apresentam valor maior que as exportações de bens e serviços não-fatores"
Transferência líquida de recursos para o exterior (TLRE) é definida como a soma do saldo da Balança Comercial (exportações menos importações) e do saldo da Balança de Serviços não-fatores. Quando há mais importações do que exportações (como no enunciado) há apenas um déficit na balança comercial. Não é possível afirmar que houve variação na TLRE.