1 ) Talvez a maior dificuldade em polpar seja a falta de planejamento, uma vez que colocar as contas no papel para conhecer sua realidade financeira é uma tarefa que muitas vezes projeta medo de encarar a própria realidade, e também requer um pouco de matemática básica, o que para muitas pessoas é encarado como chato e complicado, um pensamento perigoso uma vez que vivemos em um mundo capitalista. Outra dificuldade é falta de disciplina adjunta há um viés de viver o presente, o indivíduo sabe que precisa poupar, mas não o faz.
2 ) Conhecer sua realidade financeira, colocar as contas no papel ou em uma planilha de Excel. As maiores vantagens são aumentar o nível de controle, a realidade pode ser complexa, mas ainda assim podemos controla-la ainda que pouco, e gerar planejamentos de longo prazo, realizar sonhos etc. A maior desvantagem tange na falta de perspectiva do indivíduo uma vez que grandes conquistas, como uma casa própria, requerem um esforço continuo durante muito tempo e isso tende a desanimar o ser humano, nós fomos programados para pensar no curto prazo.
3) Recursos de capital próprio ou de terceiros como um financiamento bancário.
4) Capacidade de produção, despesas fixas e variáveis, custos marginais, demonstração de resultado DRE, fluxo de caixa, capital de giro...
5) Custo de arranque seria relacionado aos custos do investimento inicial, na formação bruta de capital fixo, descrição do projeto, financiamento, funcionamento etc. Custo periódico seria relacionado a custo de um determinado período, sazonalidades.