Tudo bem, Karen?
Vamos lá.
1) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal se aproxima de zero? E a de bens supérfluos tende a ser muito sensível a variação de preços? Explique, através de gráficos, a classificação dessas demandas.
- Provavelmente pelo sal não ter muitos substitutos e ser um bem essencial, especialmente pra grandes restaurantes. A elasticidade é baixa, pois um aumento do preço não causa tanta queda na quantidade demandada.Já para bem supérfluos, um aumento no preço faz o consumidor repensar a necessidade de comprar aquele bem, causando a elasticidade da demanda ser alta.
2) Para vários produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso contraria a lei da demanda decrescente? Justifique, tecnicamente, a sua resposta.
- Isso não contraria a lei da demanda. A lei da demanda diz que SE TODO O RESTO ESTIVER CONSTANTE, preço e quantidade demandada são inversamente proporcionais. Pode ser que um aumento grande no salário mínimo, por exemplo, faça tanto os preços subirem (inflação) e aumentar o consumo por um período de tempo. Quando estivermos falando de Lei da Demanda, tem que ter na cabeça que ela vale se todo o resto não mudar (renda, gostos, ...).
Outro exemplo é se um bem fica muito barato, as pessoas podem mudar de gosto por achar q ele perdeu a qualidade e diminuir a demanda. Novamente, neste caso a Lei da Demanda não está sendo desrespeitada.
Qualquer dúvida estou à disposição.