Quando há aumento de algum item por conta de aumento do custo de produção ou por escassez (ou por conta de qualquer outro fator) , e a demanda cai consideravelmente, o produtor ou fornecedor pode reduzir o preço de venda para reverter essa queda nas vendas?
Olá Rosileide,
as situações de mercado não são diretas, pois envolvem muitos fatores, o tamanho da empresa, o tamanho do capital desta empresa, se há acordos ou não entre os empresários do ramo, e a perspectiva de futuro:
a princípio, pode sim abaixar o preço pra manter seus clientes, com perspectiva de que os preços normalizem lá na frente (e para desbancar seus concorrentes, que estarão passando pelo mesmo problema). Mas só é viável para empresas muito ricas, com muito capital, que não dependem exclusivamente de um produto para se manter (e normalmente se mantêm e crescem por capital financeiro), e conseguem assumir riscos que outras não podem.
Pequenas empresas, tendem a aumentar o preço do produto, pois não conseguem sobreviver sem a margem de lucro que estão habituadas, daí perdem clientes, são obrigados a mudar suas estratégias de vendas, ou mudam de ramo, ou entram em falência.
Veja, a resposta desta questão é relativa.
Espero ter ajudado.