Identifique e descreva as fases da história natural da sífilis: fase pré-patogênica, fase patogênica (fase pré-clínica, clínica e de incapacidade residual). Aponte duas ações de prevenção primária, duas de prevenção secundária e duas de prevenção terciária da sífilis.
Olá Bete. Boa tarde.
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível através de relação sexual desprotegida, sendo uma doença exclusiva do ser umano causada pela bactéria Treponema pallidum.
Fase pré-patogênica: está mais relacionada com o local da infecção e a porta de entrada do agente patogênico, formando uma infecção local, mas sem sintomas, dor, febre etc.
Fase patogênica
Fase pré-clínica: é uma fase ainda sem sintomas, mas já com a doença em curso a partir de dois anos após a infecção.
Fase de incapacidade residual
Ações de prevenção
Primária: é o que diretamente evita a infecção que seria uso de preservativo feminino ou masculino e higiene entre os parceiros.
Secundária : seria a prevenção de uma consequência como a sífilis congênita através do acompanhamento das gestantes durante o pré-natal e cuidado com a higiene do parceiro durante a gestação da mulher.
Terciária : é a forma mais demorada que seria através da busca de conhecimento e de orientação sobre a doença no sistema de saúde, para que com conhecimento possa ser evitada a infecção.
Espero que eu tenha te ajudado. Um forte abraço e até mais.