Foto de Eduarda K.
Eduarda há 2 meses
Enviada pelo
Site

O que é manobra de osler

...
2 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 2 meses

A manobra de Osler, também conhecida como "sinal de Osler", é um procedimento clínico utilizado para diferenciar entre a hipertensão verdadeira e a pseudohipertensão, especialmente em pacientes idosos. A prática envolve a palpação das artérias periféricas, como a artéria radial ou braquial, enquanto se infla um manguito de pressão arterial acima da pressão sistólica do paciente.

Aqui está como a manobra é realizada:

  1. Posicionamento do Manguito: O manguito do esfigmomanômetro é colocado no braço do paciente da maneira usual.
  2. Palpação da Artéria: O examinador palpa a artéria radial (ou outra artéria periférica) enquanto infla o manguito.
  3. Inflação do Manguito: O manguito é inflado até bem acima da pressão sistólica suspeita.
  4. Palpação Continua: O examinador continua palpando a artéria radial enquanto mantém a pressão do manguito elevada.

Interpretação dos Resultados:

  • Sinal de Osler Positivo: Se a artéria ainda é palpável enquanto o manguito está inflado acima da pressão sistólica verdadeira, pode indicar a presença de arteriosclerose com vasos endurecidos que permanecem palpáveis apesar da alta pressão do manguito. Isso sugere pseudohipertensão, onde as leituras da pressão arterial podem ser artificialmente elevadas devido à rigidez arterial.
  • Sinal de Osler Negativo: Se a artéria deixa de ser palpável quando o manguito está inflado acima da pressão sistólica, isso indica que a hipertensão medida é provavelmente verdadeira.

Importância Clínica:

A pseudohipertensão pode levar a tratamentos inadequados, como a administração de medicamentos anti-hipertensivos a pacientes que não têm realmente hipertensão arterial significativa. A manobra de Osler, portanto, ajuda a evitar o diagnóstico incorreto e a gestão inadequada da pressão arterial, sendo especialmente útil em pacientes idosos, que frequentemente apresentam calcificação e rigidez arterial.

Vale ressaltar que a manobra de Osler tem suas limitações e não é amplamente utilizada na prática clínica contemporânea. Testes mais modernos e precisos são preferidos para avaliação da rigidez arterial e da verdadeira pressão arterial.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Ana D.
Respondeu há 2 meses
Contatar Ana Clara
A manobra de Osler é um procedimento que é utilizado para diagnosticar a pseudo-hipertensão manobra de Osler é considerada positiva quando a artéria permanece palpável, mas sem pulsações. Isso indica rigidez das paredes arteriais. É realizada como? Insuflar o manguito acima da PAS palpar as artérias braquial ou radial no mesmo membro que o manguito está insuflando Conclusão Se a artéria permanecer palpável a manobra é positiva, se caso não for palpável e negativa. Obs : Em pacientes idosos, a variabilidade da pressão arterial sistêmica pode ter importantes implicações para a aferição correta da pressão arterial tanto na clínica como em estudos de terapêutica anti-hipertensiva. Apesar de a medida casual da pressão arterial ter-se mostrado eficiente na detecção e no acompanhamento dos pacientes durante as últimas décadas, ela ainda apresenta algumas desvantagens. A reação de alerta (ou efeito do "jaleco branco") pode levar à hiperestimação dos valores da pressão arterial, quando comparados a valores obtidos fora do consultório. O coeficiente de correlação entre duas medidas de pressão arterial obtidas em visitas diferentes, associado ao cálculo do desvio-padrão das diferenças entre elas, proporciona melhor avaliação da reprodutibilidade entre os métodos de aferição da pressão arterial. A aferição não-invasiva e automática da pressão arterial durante 24 horas pela MAPA, ao obter medidas fora do ambiente de consultório e ser mais reprodutível, apresenta as vantagens de eliminar o efeito do "jaleco branco" e de reduzir ou abolir o efeito placebo, eliminando os vícios do observador e permitindo a avaliação do perfil de 24 horas da pressão arterial. Além disso, principalmente em pacientes idosos, existe o problema da pseudo-hipertensão. O termo pseudo-hipertensão caracteriza uma condição clínica na qual existe grande discrepância entre a pressão arterial medida indiretamente por meio do método auscultatório clássico e a pressão intra-arterial, com a medida indireta elevada e a intra-arterial, medida simultaneamente, normal. Alguns métodos indiretos de medida da pressão arterial têm sido utilizados na tentativa de orientar o diagnóstico de pseudo-hipertensão, incluindo a manobra de Osler, a pletismografia de oclusão (Finapres, Portapres), os aparelhos de medida indireta da pressão em artéria braquial por método oscilométrico e os aparelhos infra-sônicos. Porém, o diagnóstico definitivo de pseudo-hipertensão é obtido apenas por meio das medidas intra-arterial e auscultatória (indireta) simultâneas. ( fonte portal regional BVS)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor