Cofatores são substâncias químicas que são essenciais para a atividade biológica de algumas enzimas. Eles podem ser íons metálicos ou moléculas orgânicas, e desempenham um papel crucial no funcionamento adequado de muitas enzimas, que são proteínas que aceleram as reações químicas no corpo.
Os cofatores podem ser classificados em dois tipos principais:
Íons Metálicos: Estes são elementos como zinco, ferro, cobre, magnésio e manganês, que ajudam na catálise de reações enzimáticas. Eles podem estabilizar cargas negativas ou atuar como centros catalíticos.
Coenzimas: Estas são moléculas orgânicas, geralmente derivadas de vitaminas, como o NAD? (nicotinamida adenina dinucleotídeo) ou o FAD (flavina adenina dinucleotídeo). Elas frequentemente participam de reações de transferência de grupos ou elétrons e são reutilizáveis por diferentes enzimas.
Os cofatores não são parte proteica das enzimas; ao contrário, eles se associam às enzimas para formar um complexo ativo. A parte proteica de uma enzima é chamada de apoenzima, e a combinação de uma apoenzima com seu cofator é chamada de holoenzima. Só a holoenzima é funcional e capaz de catalisar reações.