Não. O que importa é a capacidade do profissional. Qualquer negócio contrata quem resolva problemas. Então, aprender de fato é mais importante do que o nome da instituição.
Olá Gabi.
Permita-me discordar em parte do prof. Santos.
O nome da Faculdade costuma ser um primeiro filtro em alguns processos seletivos (não todos). Muitas vezes RH não aplica este filtro, mas o gestor, o que dá a palavra final, sim.
Entretanto, concordo com o colega no aspecto de que a qualidade do profissional é feitas pelo seu talento natural burilado pelo seu esforço e aprendizado.
Sendo assim, é interessante verificar os rankings de universidades e cursos (por exemplo, o Guia do Estudante da Abril Editora) antes de escolher sua faculdade e curso.
Boas decisões!
Prof. Marcos
Oi Gabi!
Toda a formação é importante, mas tudo sempre depende do local de trabalho e do nome que o profissional constrói..
No começo da formação é chamativo ter no currículo o nome de uma universidade renomada, isso pode vir a facilitar sua vida na procura de um emprego no mercado de trabalho, mas uma coisa é fato: o que contará ao final das contas é sua capacidade, seu aprendizado, entretanto, a priori, o nome da faculdade é importante mas o que realmente importará para o mercado de trabalho é você demonstrar sua capacidade!
Beijos
Olá Gabi!
O nome da faculdade ou universidade que você irá estudar não é o requesito mais importante que o setor de RH (Recursos Humanos) irá avaliar. O currículo do profissional é avaliado como um todo. Por exemplo, fluência em outros idiomas, atividades extracurriculares, inteligência emocional, capacidade de trabalhar em grupo e proatividade, são alguns dos pontos relevantes no momento da contratação.
Segue abaixo alguns links sobre esse assunto:
1) http://www.dicasprofissionais.com.br/o-nome-da-faculdade-pesa-no-curriculo/
2)https://noticias.terra.com.br/educacao/nome-da-faculdade-e-importante-profissionais-de-rh-explicam,9749cd0476340a5f6159420d95fbfcfda75sRCRD.html
Prezada Gabi, o nome da faculdade pode sim ser um valioso aliado para a sua inserção no mercado de trabalho. Por outro lado sabemos que algumas instituições podem carecer de respaldo e isto dificultaria a obtenção do primeiro emprego. Contudo, em muitos casos, o bom profissional consegue superar estas questões e mostrar seu valor. Ou seja, se possível procure uma instituição que já tenha credibilidade do mercado. Verifique as notas ENADE desta instituição e curso escolhidos. E independente da instituição escolhida, dedique-se ao máximo, aí você tem muito a ganhar.
Corroborando com algumas opiniões , é um primeiro filtro em alguns lugares, mas não tem tanto peso que as pessoas imaginam.
Faculdade de renome ou não, vá além: faça estágios e trabalhos voluntários, participe de eventos acadêmicos (simpósios, congressos), apresente trabalhos e preencha seu Currículo Lattes.