Na perspectiva isométrica simplificada, as linhas que estão no tri-eixo principal têm o mesmo tamanho das linhas verticais e horizontais dispostas nas vistas ortográficas, mas:
1) As fugantes, entretanto, precisam ser reduzidas pela metade.
2) As linhas fora do tri-eixo isométrico têm tamanhos alterados.
3) Os círculos em perspectiva transformam-se em isocírculos ou podem ser feitos com arcos de circunferência, por meio da construção geométrica intitulada oval de quatro centros.
Está CORRETO o que se AFIRMA em:
a. 1.
b. 2 e 3.
c. 1 e 2.
d. 1, 2 e 3.
e. 1 e 3.
Olá Yuni, como vai?
A resposta mais adequada é a letra b, por três motivos:
1) Está errada. As fugantes são reduzidas pela metade na perspectiva CAVALEIRA, dependendo se o ângulo de inclinação for à 45º.
2) Está correta. As linhas do tri-eixo tem tamanhos alterados na ISOMÉTRICA por causa da redução do ângulo de 30°. Cada linha deve ser calculada com uma redução de 20% (y x 0,8).
3)Está correta. Por causa da deformação dos ângulos na perspectiva, os círculos transformam-se em isocírculos. As maneiras sugeridas para desenhar estão corretas.