Olá Luiz Henrique.
OBS: As suas perguntas são sempre as mais confusas e complicadas de responder.
Os motores elétricos são cargas elétricas indutivas. Tem fator de potência menor que 1 e positivo.
Os resistências são cargas elétricas puramente dissipativas. Tem fator de potência unitário.
Verifique o material em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/saimon/materiais/Aula_7___Fator_de_Pot_ncia.pdf
http://www.engeletrica.com.br/fatordepotencia-manual-fatordepotencia.html
O triângulo de potências tem
eixo real: potência ativa P em W (Watts)
eixo imaginário: potência reativa Q em VAr (Volt-Ampere reativo)
diagonal: potência aparente S em VA (Volt-Ampere)
O fator de potência, fp = cos(phi), onde phi é o ângulo que o vetor da potência aparente S faz com o eixo real.
Qual maior esse ângulo, mais energia está sendo "desperdiçada" na geração de campos em vez de realizar trabalho.
O ideal é phi = 0 => fp = cos(0) = 1
A única potência que de fato dissipada energia, realiza trabalho, aquece as coisas, etc ... é a potência ativa.
Porém, na instalação elétrica, deve ser instalada capacidade de potência suficiente para gerar os campos elétricos e magnéticos de capacitores e indutores (motores).
Um exemplo de aplicação dos termos pode ser visto em: https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/documentos/ITA-001_R-03.pdf