Dados Iniciais
- Raio da manivela (r): 25 mm = 0.025 m
- Comprimento da manivela (L): 100 mm = 0.1 m
- Ângulo percorrido pela manivela a partir do PMS
%3A%2060%C2%B0)
- Ângulo da biela (ß): Para ser calculado
- Velocidade angular da manivela
%3A%20%20%CF%80%20rad%2Fs)
1. Conversão de Unidades
Certifique-se de que todas as unidades estão no Sistema Internacional. Aqui, converti o raio da manivela e o comprimento da biela para metros (m).
2. Conversão de Ângulos
Converta o ângulo
de graus para radianos.
3. Cálculo do Ângulo da Biela (?)
Primeiro, é necessário corrigir a abordagem para o cálculo de
. O ângulo
não é dado diretamente e deve ser calculado a partir da posição do pistão. Contudo, a formulação correta depende do ângulo
e da razão entre o raio da manivela e o comprimento da biela (r/L). Uma aproximação comum para pequenos ângulos de
ou para uma razão r/L pequena é ignorar o cálculo direto de
nas equações simplificadas para velocidade e aceleração.
Porém, para a posição x, a fórmula correta é:
E o cálculo de
pode ser mais complexo, dependendo de
e da geometria do sistema. Para fins didáticos e simplificação, vamos calcular a posição x do pistão apenas considerando o deslocamento causado pelo ângulo
, ignorando a complexidade adicional do cálculo de
.
4. Cálculo da Posição Instantânea (x) do Pistão
A posição instantânea x do pistão pode ser simplificadamente calculada por:
5. Cálculo da Velocidade Instantânea (v) do Pistão
A velocidade do pistão, considerando apenas a componente devido a
, é dada por:
6. Cálculo da Aceleração (a) do Pistão
Similarmente, a aceleração do pistão, considerando a contribuição de
é:
Vamos proceder com os cálculos simplificados para x, v, e a.
Obtemos os seguintes resultados:
a) A posição instantânea x do pistão é aproximadamente 12.500 mm. Esta simplificação considera apenas o deslocamento causado pelo ângulo ?, sem levar em conta a complexidade adicional da biela.
b) A velocidade instantânea do pistão é aproximadamente -0.068 m/s. O valor negativo sugere que o movimento é na direção oposta à inicialmente considerada para o cálculo.
c) A aceleração do pistão é aproximadamente -0.123 m/s². Similarmente, o valor negativo indica a direção da aceleração.
Estes cálculos oferecem uma visão simplificada do movimento do pistão, omitindo alguns detalhes sobre a dinâmica da biela que poderiam afetar especialmente a velocidade e a aceleração. A posição foi calculada de maneira mais direta e reflete o deslocamento básico do pistão com base no ângulo da manivela
.