Para determinar a área que você ocupa em um imóvel com estrutura compartilhada, alguns conceitos de engenharia civil e matemática de divisão de propriedade podem ser aplicados. Neste caso, a situação parece ser um condomínio vertical informal onde duas casas compartilham uma laje.
Identifique a Área Comum e Privativa: Se a laje é um elemento estrutural compartilhado, ela provavelmente faz parte da área comum de uso e responsabilidade das duas partes. A área privativa de uso exclusivo é apenas o espaço dentro da sua casa.
Calcule a Área Ocupada Individualmente:
Porém, como ambas as casas estão em um terreno de 68,22 m² e compartilham parte da estrutura (laje), você precisará negociar ou acordar como essa área comum é considerada na partilha.
Dividir a Área do Terreno Proporcionalmente: Já que as casas compartilham o terreno, uma maneira justa de determinar o valor do terreno ocupado por cada casa é dividir a área total do terreno proporcionalmente com base nas áreas das casas.
Proporção da sua casa:
Proporção da casa de cima:
Área do terreno para sua casa:
Área do terreno para a casa de cima:
Esses cálculos dão uma forma de dividir o valor do terreno de acordo com as áreas exclusivas de cada parte. No entanto, devido à natureza compartilhada da laje e possíveis complicações legais, pode ser recomendado consultar um engenheiro civil ou um advogado especializado para um cálculo e acordo formalmente reconhecido em termos jurídicos.